Por reconhecer a Educação Infantil como espaço que favorece o desenvolvimento integral das crianças, pretende-se neste trabalho expor uma investigação sobre contribuições dos jogos e brincadeiras como ferramenta lúdica e de socialização das crianças que apresentam características de timidez e dificuldades de relacionamento. O referencial teórico adotado pressupõe que a negligência de características de timidez manifestada desde a infância, pode vir a desenvolver no indivíduo dificuldades de expressão e aprendizagem, que podem desencadear patologias e até mesmo insucesso profissional, tornando-se assim imprescindível que o professor da Educação Infantil, ao se deparar com crianças com características de timidez, venha a desenvolver estratégias com foco nas interações e no desenvolvimento das competências socioemocionais. Como metodologia de pesquisa, buscamos obter percepções dos professores da Educação Infantil acerca do fenômeno, baseados em uma pesquisa qualitativa. O processo de coleta de dados envolveu entrevistas com pais e professores, além de observação das atividades lúdicas desenvolvidas no cotidiano da Educação Infantil. As análises dos dados indicaram contribuições dos jogos e brincadeiras como forma de socialização das crianças e desenvolvimento de competências socioemocionais, estimulando a integração das crianças que apresentam características de timidez, possibilitando construir novos vínculos afetivos e expandir as relações. Considera-se este estudo pertinente, pois as experiências educativas na Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e brincadeiras, possibilitando o mais completo desenvolvimento das crianças, bem como múltiplas formas de se relacionar, comunicar, interagir e aprender.