Assegurar condições de acesso, permanência e desenvolvimento acadêmico de forma plena e autossuficiente de estudantes com deficiência representa um grande desafio para os sistemas educacionais. O Programa Incluir - Acessibilidade na Educação Superior, criado em 2005, foi o principal aporte para a criação e consolidação de núcleos de apoio nas instituições federais de ensino superior (Ifes). Na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), localizada em Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, o Núcleo de Apoio à Inclusão e Acessibilidade (NAAI) foi instituído e iniciou suas atividades no ano de 2013. Este artigo apresenta o relato de experiência de duas técnicas em assuntos educacionais da UNILA, que atuaram no NAAI em momentos distintos. A primeira apresenta a experiência com o idealizar, submeter e aprovar a criação do núcleo e a formação da equipe multidisciplinar; a segunda apresenta o trabalho da equipe em prol da consolidação da unidade, o início dos atendimentos e a oferta de serviços de acessibilidade. Esta pesquisa tem como objetivo evidenciar como foi a experiência das primeiras ações institucionais de incentivo à inclusão na universidade, demonstrando a necessidade de uma estrutura e uma equipe multidisciplinar para garantir as condições de acessibilidade.