O impacto das transformações e das exigências que as tecnologias trazem sobre a prática na educação e no ensino levam a uma reavaliação do papel da escola e dos professores, o que tem sido reconhecido de forma unânime pelos educadores e estudiosos da área daeducação. Esse fato faz com que o tema Formação de Professores em Informática Educativa assuma importância crucial neste estudo, que teve como objetivo analisar a matriz curricular dos cursos de formação para docentes da rede pública de ensino. A análise das atividades de formação desenvolvidas nas instituições de ensino selecionadas nesta pesquisa procuraexplicitar os avanços, os desafios e as possíveis contribuições por elas ofertadas aos professores. Apoiado em pesquisa documental, o estudo focalizou os documentos das instituições selecionadas. A UECE privilegia em sua matriz temas voltados à prática de uso da informática em escolas e sistemas de ensino, no entanto, apenas três das disciplinadas ofertadas pelo curso direcionam o uso do computador como recurso tecnológico na prática educativa dos professores, as demais direcionam a discussão para avaliação ou currículo. A UFC dá ênfase a formação teórico-prática, as disciplinas ministradas têmcomo finalidade oferecer subsídios para que o professor aprenda a utilizar os recursos da informática e tecnologias interativas de modo a aplicá-las no cotidiano escolar de maneira criativa, incentivando o pensar e a construção do conhecimento; Os NTEs revelam uma predominância do caráter computacional sobre o caráter educacional. Em síntese os cursos analisados dão ênfase aos aspectos teóricos os resultados evidenciam que não é fácil prever ou planejar um curso, no entanto, que precisam ter na sua construção um conteúdo flexível e capaz de atender as necessidades de cada grupo objetivandoa promoção da educaçãocom o uso das tecnologias.