Com a pandemia causada pela proliferação da Covid-19, o sistema educacional brasileiro e mundial apresentou resistência e grandes dificuldades para professores e alunos, bem como para todo o conjunto escolar. Como uma das reverberações houve a modificação e alteração da rotina e a prática de ensino. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi investigar as concepções dos professores de Física do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – campus Tianguá, sobre os desafios evidenciados por eles no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para tanto, utilizou-se uma pesquisa de natureza exploratória com abordagem qualitativa. A pesquisa ainda contou com a contribuição de autores como Leão e Souto (2015), Moreira (2020) e Silva (2011). As análises, para conferência dos dados obtidos, efetivaram-se por meio de roteiro de entrevista, aplicado aos professores. A entrevista indicou que a maioria dos professores teve que se adaptar rapidamente ao ERE e às ferramentas tecnológicas a fim de contribuir com as atividades remotas. Mediante os relatos dos entrevistados, notou-se que as maiores dificuldades enfrentadas no ERE foram o acesso à internet, o uso das ferramentas digitais e a falta de autonomia dos estudantes no âmbito da aprendizagem. Vale pontuar que os professores e alunos precisaram ampliar os conhecimentos sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s), se tornando um meio necessário para efetivação do processo de ensino e aprendizagem, bem como servindo de aproveitamento para o ensino pós-pandemia