Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PAPEL DAS METODOLOGIAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Consideradas importantes estratégias no processo de ensino-aprendizagem, as atividades experimentais têm assumido papel de grande relevância dentro do contexto didático-metodológico no que diz respeito à compreensão de assuntos voltados para o ensino de Ciências, contribuindo para uma aprendizagem com significado. Metodologias que priorizam o ensino por meio de atividades experimentais, voltadas para o ensino de Física, têm sido prática adotada por docentes em sala de aula, sendo desenvolvidas desde o século XIX. Assim, a partir de um levantamento bibliográfico, neste estudo, apresentamos uma análise de pesquisas sobre atividades experimentais voltadas para o ensino de Física em trabalhos científicos produzidos nos últimos anos (2017-2021). Buscamos identificar a escolha dos autores sobre aspectos, como objeto de conhecimento, nomenclaturas e referenciais teóricos adotados. Para tanto, utilizamos como base de dados, para fazer o mapeamento das produções (artigos), o Portal de Periódicos da CAPES. Para codificação e análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo, como método de análise dos trabalhos selecionados. Os resultados mostram que são numerosos os trabalhos encontrados relacionados à mecânica e física moderna, contemporânea e termodinâmica. Assuntos menos abordados estão relacionados à eletrodinâmica, eletromagnetismo e óptica. Identificou-se que os termos mais comumente utilizados pelos autores, para se referir a essa estratégia são: “atividade experimental", "experimentação" e “experimento”. Temos também como os referenciais mais citados nos trabalhos: ARAÚJO; ABIB (2003), ARRUDA; LABURÚ (1998), BORGES (2002), CARVALHO (2010) e HODSON (1994). Esperamos que os resultados da análise de conteúdo dos artigos selecionados, possam contribuir para uma melhor compreensão do papel das atividades experimentais apresentado pelas publicações mais recentes da área.

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