Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO, INTEGRAÇÃO, PERMANÊNCIA E APRENDIZAGEM NA UNILA: A CRIAÇÃO DO RADA E DA APU

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99359
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6197
    "inscrito_id" => 21550
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO, INTEGRAÇÃO, PERMANÊNCIA E APRENDIZAGEM NA UNILA: A CRIAÇÃO DO RADA E DA APU"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta a sistematização do projeto piloto de implementação do programa Regime de Acompanhamento do Desempenho Acadêmico (RADA) na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), e a consequente formação da equipe de Assessoria Pedagógica Universitária (APU), responsável por este programa. O RADA foi criado com o objetivo de consolidar ações para amenizar os riscos de evasão e retenção nos cursos de graduação da UNILA, por meio do acompanhamento de estudantes com dificuldades nos processos de ensino-aprendizagem e problemas no desempenho acadêmico. O programa é constituído principalmente por ações de inclusão e integração dos estudantes ao ensino superior, salientando a necessidade de ir além da garantia de acesso, e trabalhar em ações para consolidar a permanência e a qualidade do desempenho acadêmico dos estudantes na universidade. A equipe formada por pedagogos e técnico em assuntos educacionais vem trabalhando com metodologias que prezam pelo acolhimento, escuta e orientações, consolidando ações de apoio pedagógico aos estudantes de graduação de modo a constituir uma nova estrutura – a APU – e estabelecer o atendimento de demandas até então reprimidas no meio acadêmico da UNILA. São ações que visam a melhoria nos aspectos de organização do processo de ensino e aprendizagem por meio de estratégias de inclusão, integração, permanência, aprendizagem e acompanhamento do desempenho acadêmico dos estudantes. O assessoramento pedagógico universitário prevê um espaço propício ao atendimento das demandas dos sujeitos do universo acadêmico e dos processos acomodados pela dimensão pedagógica. Isso impacta diretamente na eficiência institucional, tanto para a melhoria do desempenho acadêmico quanto para a diminuição dos índices de evasão e retenção universitária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID21550_TB6197_20062023183200.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMILY CHARÃO VARGAS"
    "autor_nome_curto" => "JAMILY"
    "autor_email" => "jamily.vargas@unila.edu.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINOAMERICANA (UNILA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99359
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6197
    "inscrito_id" => 21550
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO, INTEGRAÇÃO, PERMANÊNCIA E APRENDIZAGEM NA UNILA: A CRIAÇÃO DO RADA E DA APU"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta a sistematização do projeto piloto de implementação do programa Regime de Acompanhamento do Desempenho Acadêmico (RADA) na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), e a consequente formação da equipe de Assessoria Pedagógica Universitária (APU), responsável por este programa. O RADA foi criado com o objetivo de consolidar ações para amenizar os riscos de evasão e retenção nos cursos de graduação da UNILA, por meio do acompanhamento de estudantes com dificuldades nos processos de ensino-aprendizagem e problemas no desempenho acadêmico. O programa é constituído principalmente por ações de inclusão e integração dos estudantes ao ensino superior, salientando a necessidade de ir além da garantia de acesso, e trabalhar em ações para consolidar a permanência e a qualidade do desempenho acadêmico dos estudantes na universidade. A equipe formada por pedagogos e técnico em assuntos educacionais vem trabalhando com metodologias que prezam pelo acolhimento, escuta e orientações, consolidando ações de apoio pedagógico aos estudantes de graduação de modo a constituir uma nova estrutura – a APU – e estabelecer o atendimento de demandas até então reprimidas no meio acadêmico da UNILA. São ações que visam a melhoria nos aspectos de organização do processo de ensino e aprendizagem por meio de estratégias de inclusão, integração, permanência, aprendizagem e acompanhamento do desempenho acadêmico dos estudantes. O assessoramento pedagógico universitário prevê um espaço propício ao atendimento das demandas dos sujeitos do universo acadêmico e dos processos acomodados pela dimensão pedagógica. Isso impacta diretamente na eficiência institucional, tanto para a melhoria do desempenho acadêmico quanto para a diminuição dos índices de evasão e retenção universitária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID21550_TB6197_20062023183200.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMILY CHARÃO VARGAS"
    "autor_nome_curto" => "JAMILY"
    "autor_email" => "jamily.vargas@unila.edu.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINOAMERICANA (UNILA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho apresenta a sistematização do projeto piloto de implementação do programa Regime de Acompanhamento do Desempenho Acadêmico (RADA) na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), e a consequente formação da equipe de Assessoria Pedagógica Universitária (APU), responsável por este programa. O RADA foi criado com o objetivo de consolidar ações para amenizar os riscos de evasão e retenção nos cursos de graduação da UNILA, por meio do acompanhamento de estudantes com dificuldades nos processos de ensino-aprendizagem e problemas no desempenho acadêmico. O programa é constituído principalmente por ações de inclusão e integração dos estudantes ao ensino superior, salientando a necessidade de ir além da garantia de acesso, e trabalhar em ações para consolidar a permanência e a qualidade do desempenho acadêmico dos estudantes na universidade. A equipe formada por pedagogos e técnico em assuntos educacionais vem trabalhando com metodologias que prezam pelo acolhimento, escuta e orientações, consolidando ações de apoio pedagógico aos estudantes de graduação de modo a constituir uma nova estrutura – a APU – e estabelecer o atendimento de demandas até então reprimidas no meio acadêmico da UNILA. São ações que visam a melhoria nos aspectos de organização do processo de ensino e aprendizagem por meio de estratégias de inclusão, integração, permanência, aprendizagem e acompanhamento do desempenho acadêmico dos estudantes. O assessoramento pedagógico universitário prevê um espaço propício ao atendimento das demandas dos sujeitos do universo acadêmico e dos processos acomodados pela dimensão pedagógica. Isso impacta diretamente na eficiência institucional, tanto para a melhoria do desempenho acadêmico quanto para a diminuição dos índices de evasão e retenção universitária.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.