Este trabalho apresenta a sistematização do projeto piloto de implementação do programa Regime de Acompanhamento do Desempenho Acadêmico (RADA) na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), e a consequente formação da equipe de Assessoria Pedagógica Universitária (APU), responsável por este programa. O RADA foi criado com o objetivo de consolidar ações para amenizar os riscos de evasão e retenção nos cursos de graduação da UNILA, por meio do acompanhamento de estudantes com dificuldades nos processos de ensino-aprendizagem e problemas no desempenho acadêmico. O programa é constituído principalmente por ações de inclusão e integração dos estudantes ao ensino superior, salientando a necessidade de ir além da garantia de acesso, e trabalhar em ações para consolidar a permanência e a qualidade do desempenho acadêmico dos estudantes na universidade. A equipe formada por pedagogos e técnico em assuntos educacionais vem trabalhando com metodologias que prezam pelo acolhimento, escuta e orientações, consolidando ações de apoio pedagógico aos estudantes de graduação de modo a constituir uma nova estrutura – a APU – e estabelecer o atendimento de demandas até então reprimidas no meio acadêmico da UNILA. São ações que visam a melhoria nos aspectos de organização do processo de ensino e aprendizagem por meio de estratégias de inclusão, integração, permanência, aprendizagem e acompanhamento do desempenho acadêmico dos estudantes. O assessoramento pedagógico universitário prevê um espaço propício ao atendimento das demandas dos sujeitos do universo acadêmico e dos processos acomodados pela dimensão pedagógica. Isso impacta diretamente na eficiência institucional, tanto para a melhoria do desempenho acadêmico quanto para a diminuição dos índices de evasão e retenção universitária.