A palavra fósseis vem do latim fossilis que significa extraído da terra, e corresponde a restos de organismos que viveram antes do Holoceno, sendo um processo extremamente raro e de difícil compreensão. A paleontologia é um assunto pouco explorado no ensino básico mesmo sendo essencial para a compreensão dos alunos sobre a evolução dos seres vivos, conteúdo este presente no currículo de biologia do ensino médio. A pouca abordagem desse conteúdo no ensino básico é consequência da falta de materiais didáticos apropriados nas escolas, o que dificulta a aprendizagem dos alunos acerca do assunto. Destarte, objetivou-se a partir do presente trabalho ampliar o conhecimento e observar os impactos na aprendizagem da turma a partir de modelos didáticos trabalhados em sala de aula. A temática foi aplicada na turma da eletiva de “Energias Renováveis e Meio Ambiente”, composta por alunos do 1° ano do 4° CPM Ministro Jarbas Passarinho, localizado em Sobral - CE, e desenvolvido pelos bolsistas do Programa de Residência Pedagógica do subprojeto de Biologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Após a ministração de aula expositivo/dialogada e a apresentação de peças fossilizadas, pertencentes ao Laboratório de Paleontologia (LABOPALEO - UVA), procedeu-se com a confecção de modelos didáticos desenvolvidos pelos próprios alunos. Foi perceptível a interação e cooperação dos alunos durante a dinâmica, alguns desenvolvendo a atividade com mais entusiasmo. O despertar da curiosidade sobre a paleontologia provindo da atividade proposta gerou o esclarecimento de dúvidas a respeito de um tema raramente abordado na educação básica, propondo momentos de construções e significações.