UMA FATIA DE CONHECIMENTO: ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE CITOLOGIA UTILIZANDO A CRIATIVIDADE CULINÁRIA DOS ESTUDANTES.
0 of 0"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 97757 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4146 "inscrito_id" => 18628 "titulo" => "UMA FATIA DE CONHECIMENTO: ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE CITOLOGIA UTILIZANDO A CRIATIVIDADE CULINÁRIA DOS ESTUDANTES." "resumo" => "A importância da ludicidade no desenvolvimento social e afetivo de jovens e adultos tem motivado vários estudos nas áreas da Educação e também da Psicologia. Por essa razão, cresce de modo acentuado a utilização de ferramentas lúdicas que visam facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o presente artigo apresenta um relato de experiência realizado com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) utilizando a culinária como elemento de ancoragem para o estudo das organelas celulares. A justificativa pelo trabalho se dá em função do abstracionismo e a complexa nomenclatura utilizada na definição e função das estruturas celulares, o que torna o ensino desestimulante e de difícil assimilação. Como pergunta de partida tem-se: é possível criar subsunçores a partir de atividades lúdicas, as quais os estudantes da Educação de Jovens e Adultos são autores do próprio processo de ensino aprendizagem? Para este intento, os estudantes confeccionaram tipos de alimentos em formato de diferentes células (procarionte, animal e vegetal) com as suas respectivas organelas citoplasmáticas. A coleta desta atividade se deu por relatos dos estudantes participantes durante e pós a realização da atividade e registro por fotos, com a devida autorização dos mesmos. A Análise Textual Discursiva e Mapas Conceituais foram a metodologia utilizada para a investigação dos dados. Os resultados dos materiais analisados mostram um ganho conceitual dos conteúdos abordados e discursos ancorados na ideia central “Acho que aprendi”. Dessa forma, aponta-se que essa metodologia de ensino pode ser promissora no processo de aprendizado, ocorrendo de modo atrativo e possibilitando uma atuação protagonista dos próprios alunos. ◀A importância da ludicidade no desenvolvimento social e afetivo de jovens e adultos tem motivado vários estudos nas áreas da Educação e também da Psicologia. Po ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18628_TB4146_11092023153316.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONY CARLOS FERNANDES DUARTE ROCHA" "autor_nome_curto" => "ANTONY" "autor_email" => "antonyduarterocha@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 97757 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4146 "inscrito_id" => 18628 "titulo" => "UMA FATIA DE CONHECIMENTO: ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE CITOLOGIA UTILIZANDO A CRIATIVIDADE CULINÁRIA DOS ESTUDANTES." "resumo" => "A importância da ludicidade no desenvolvimento social e afetivo de jovens e adultos tem motivado vários estudos nas áreas da Educação e também da Psicologia. Por essa razão, cresce de modo acentuado a utilização de ferramentas lúdicas que visam facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o presente artigo apresenta um relato de experiência realizado com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) utilizando a culinária como elemento de ancoragem para o estudo das organelas celulares. A justificativa pelo trabalho se dá em função do abstracionismo e a complexa nomenclatura utilizada na definição e função das estruturas celulares, o que torna o ensino desestimulante e de difícil assimilação. Como pergunta de partida tem-se: é possível criar subsunçores a partir de atividades lúdicas, as quais os estudantes da Educação de Jovens e Adultos são autores do próprio processo de ensino aprendizagem? Para este intento, os estudantes confeccionaram tipos de alimentos em formato de diferentes células (procarionte, animal e vegetal) com as suas respectivas organelas citoplasmáticas. A coleta desta atividade se deu por relatos dos estudantes participantes durante e pós a realização da atividade e registro por fotos, com a devida autorização dos mesmos. A Análise Textual Discursiva e Mapas Conceituais foram a metodologia utilizada para a investigação dos dados. Os resultados dos materiais analisados mostram um ganho conceitual dos conteúdos abordados e discursos ancorados na ideia central “Acho que aprendi”. Dessa forma, aponta-se que essa metodologia de ensino pode ser promissora no processo de aprendizado, ocorrendo de modo atrativo e possibilitando uma atuação protagonista dos próprios alunos. ◀A importância da ludicidade no desenvolvimento social e afetivo de jovens e adultos tem motivado vários estudos nas áreas da Educação e também da Psicologia. Po ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18628_TB4146_11092023153316.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONY CARLOS FERNANDES DUARTE ROCHA" "autor_nome_curto" => "ANTONY" "autor_email" => "antonyduarterocha@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }