Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A REITERAÇÃO COMO RELAÇÃO DE REFERENCIAÇÃO MULTIMODAL EM AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O intuito deste trabalho é apresentar uma análise da negociação de sentidos de 01 criança com Síndrome de Down por meio da relação de reiteração na referenciação multimodal em cenas interativas. Procura-se com isso, observar como a criança se articula com adultos diante do uso de recursos lúdicos, com intenção de compreender as estratégias de interação usadas pela criança na comunicação, principalmente através do uso de elementos multimodais entre os sujeitos participantes como, por exemplo, o olhar, os gestos e a produção vocal; procuramos também entender a influência dos contextos interativos para o engajamento da criança com o adulto. Utilizamos como referencial teórico os estudos de Ávila-Nóbrega (2017), no qual os gestos e o direcionamento do olhar, em nosso trabalho, ocupam a mesma matriz de produção do vocal, como instituição linguística (ÁVILA-NÓBREGA, 2017). Os nossos dados foram coletados da Clínica Escola de Fonoaudiologia da UFPB, onde a criança analisada frequenta semanalmente. Os encontros dessa criança foram iniciados no ano de 2014 e vigoram até o momento. Os dados coletados são armazenados em mídia DVD e cada cena de atendimento tem uma média de duração de 30 minutos. Nossa análise foi realizada de modo qualitativo, e em nossos resultados conseguimos perceber a importância da reiteração para a negociação de sentidos e para o auxílio na construção do engajamento com a criança, como também um recurso multimodal que atua como um facilitador no processo de aquisição da linguagem.

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