RESUMO Historicamente, os esportes estiveram presentes na sociedade, primeiramente, como meio de sobrevivência e, atualmente, como competição, espetáculo, promoção da saúde e possível instrumento de ensino e aprendizagem, visto seus efeitos positivos relacionados a cognição, sociabilidade e respostas motoras. É preciso que o esporte seja tratado como ferramenta de ensino e aprendizagem considerando a relação professor/aluno e os princípios da interdisciplinaridade a partir da Educação Física, podendo estimular os diferentes aspectos do desenvolvimento humano, com a intenção de que o aluno possa ter um melhor aproveitamentos dos estudos ao longo desse processo. A presente pesquisa objetiva a discussão da pratica esportiva como conteúdo/instrumento que auxilia professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, tendo como base principal as produções dos autores CARDOSO (2021), MANZONI (2017), MARTINS (2016), NETO (2015), PESTANA (2018), que amparam teoricamente o cunho metodológico bibliográfico dessa arguição, identificadas por meio de plataformas como CAPES, Google Acadêmico e Arquivos pessoais. A partir desse recorte, compreende-se que a pratica regular esportiva contribui positivamente no processo de ensino e aprendizagem, devendo se fazer presente no currículo basilar das escolas, mediante as melhorias apresentadas pelos alunos dentro de aspectos, emocionais, cognitivos, de comunicação, raciocínio logico, criatividade, motores, disciplinares, interativos, entre outras questões fundamentais para o desenvolvimento humano.