O objetivo desta pesquisa é discutir a importância dos jogos e brincadeiras para a construção do conhecimento, buscando esclarecer como ocorre o processo de aprendizagem durante as brincadeiras na educação infantil. Além da pesquisa bibliográfica, foi feito também uma pesquisa de campo em uma escola municipal de Imperariz-Ma, com o objetivo geral de entender, como os jogos e as brincadeiras infantis, contribui para o conhecimento das crianças. Para dar mais embasamento a pesquisa, foi usado parte dos estudos de Vygotsky (1984, 1994, 1998) e Kishimoto (1993) além de alguns pontos observados por Freud (1976). Após as análises se conclui, que os jogos e as brincadeiras, unem-se em uma só situação de aprendizagem, trazendo a criança, identidade e autonomia. As dificuldades, regras e a imaginação ajudam na criatividade e criticidade das crianças, havendo assim avanços no seu modo de pensar, e de se comportar, proporcionando também o estímulo do trabalho coletivo. Portanto, investigação foi finalizada, com a conclusão de que os jogos e brincadeiras contribuem significativamente no processo da aprendizagem das crianças.