Este artigo aborda a formação de professores da base técnica nas escolas de ensino profissional do Estado do Ceará, com o objetivo de analisar as práticas de formação docente voltadas para o ensino profissionalizante e identificar desafios e oportunidades nesse contexto. A formação adequada dos professores é fundamental para o desenvolvimento de habilidades técnicas e profissionais dos estudantes, preparando-os para o mercado de trabalho e promovendo o avanço socioeconômico da região. As escolas de ensino profissional têm um papel crucial na formação de profissionais qualificados e na promoção do desenvolvimento econômico e social de uma região. No entanto, para que essas instituições desempenhem efetivamente sua função, é necessário investir na formação dos professores que atuam nessas áreas técnicas específicas. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, que envolveu a análise de estudos e documentos relacionados à formação de professores da base técnica nas escolas de ensino profissional do Estado do Ceará. Além disso, foram realizadas entrevistas com professores e gestores dessas instituições, a fim de obter informações qualitativas sobre a realidade da formação docente nesse contexto. Os resultados indicaram que a formação de professores da base técnica nas escolas de ensino profissional do Estado do Ceará enfrenta desafios significativos. Muitos professores não possuem formação pedagógica adequada, o que compromete sua capacidade de ensinar de forma eficiente e inovadora. Além disso, a falta de atualização dos conteúdos técnicos e a ausência de programas de formação continuada são pontos que precisam ser considerados. Outro ponto discutido foi a necessidade de estabelecer parcerias entre as escolas de ensino profissional e as instituições de ensino superior, visando oferecer cursos de licenciatura específicos para as áreas técnicas. Essa integração permitiria uma formação mais completa e aprofundada, contemplando tanto os aspectos técnicos quanto pedagógicos necessários para o exercício da docência.