O espaço escolar é um ambiente fundamental para a formação de cidadãos conscientes e ativos na sociedade. Para estudantes surdos, esse espaço pode ser a sala de aula inclusiva ou um Centro Estadual de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento ao Surdo (CAS). Em todo o Brasil os CAS atuam como Centros de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e possuem entre suas responsabilidades o desenvolvimento de recursos didáticos acessíveis, conforme a Política Nacional de Educação Especial (PNEE). Ao verificarmos em nossa prática docente que há uma dificuldade dos estudantes surdos do CAS Natal em efetuar o cálculo da divisão e constatarmos na pesquisa de Dessbesel, Silva e Shimazaki (2018) que a dificuldade ocorre em outros espaços, propomos nesse artigo investigar como a construção de materiais manipuláveis pode contribuir para o aprendizado da divisão por estudantes surdos. Dessa forma, temos como objetivo principal dar acesso ao estudo da divisão de forma lúdica e visual, facilitando sua aprendizagem. Como objetivos secundários buscamos avaliar quais materiais são adequados ao perfil da turma, produzir com os alunos os materiais didáticos conforme Colaço (2018), verificar sua utilização e avaliar se houve melhora na resolução de problemas envolvendo divisão. Para alcançarmos esse objetivo utilizamos a pesquisa experimental conforme Gil (2007) em que temos o objeto de estudo o acesso ao estudo da divisão por estudantes surdos, a variável que influencia esse objeto sendo os materiais manipuláveis, o controle (avaliação do material) e os efeitos que as variáveis produzem no objeto (melhora ou não na habilidade de efetuar divisões).