Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O UNIVERSO DO LETRAMENTO NO COTIDIANO DA INFÂNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99326
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6161
    "inscrito_id" => 10405
    "titulo" => "O UNIVERSO DO LETRAMENTO NO COTIDIANO DA INFÂNCIA"
    "resumo" => "É na Educação Infantil que as crianças são inseridas no contexto educacional da oralidade, da leitura e da escrita. Através dessas interações, inicia-se a construção de uma relação prazerosa entre a criança e os livros, na qual a imaginação e a criatividade oportunizam o protagonismo infantil e a sua (re) leitura de mundo. Além disso, possibilita a imersão de meninos e meninas nas múltiplas linguagens, como também favorece vivências de narrativas, o convívio com diversos suportes de escrita e o reconhecimento de diferentes usos socias da escrita. Dessa feita, a presente pesquisa compartilha experiências com letramentos realizadas com crianças do Infantil IV. A pesquisa utilizou a abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e teve como método o estudo de caso de uma professora e crianças de um município cearense. Os achados da investigação apontam que as experiências individuais e coletivas com a literatura infantil, gêneros textuais e suportes de escrita contribuem para o letramento na Educação Infantil e aprendizagens significativas da criança. Ademais, ressaltam que toda vivência pedagógica precisa ser embasada nos eixos estruturantes (as interações e a brincadeira), e salientam que por meio deles as crianças são capazes de construir o seu próprio conhecimento e obter aprendizagens prazerosas no cotidiano infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10405_TB6161_20112023123622.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVANEIDA SOARES CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "EVANEIDA"
    "autor_email" => "evaneidacarneiro@outlook."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99326
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6161
    "inscrito_id" => 10405
    "titulo" => "O UNIVERSO DO LETRAMENTO NO COTIDIANO DA INFÂNCIA"
    "resumo" => "É na Educação Infantil que as crianças são inseridas no contexto educacional da oralidade, da leitura e da escrita. Através dessas interações, inicia-se a construção de uma relação prazerosa entre a criança e os livros, na qual a imaginação e a criatividade oportunizam o protagonismo infantil e a sua (re) leitura de mundo. Além disso, possibilita a imersão de meninos e meninas nas múltiplas linguagens, como também favorece vivências de narrativas, o convívio com diversos suportes de escrita e o reconhecimento de diferentes usos socias da escrita. Dessa feita, a presente pesquisa compartilha experiências com letramentos realizadas com crianças do Infantil IV. A pesquisa utilizou a abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e teve como método o estudo de caso de uma professora e crianças de um município cearense. Os achados da investigação apontam que as experiências individuais e coletivas com a literatura infantil, gêneros textuais e suportes de escrita contribuem para o letramento na Educação Infantil e aprendizagens significativas da criança. Ademais, ressaltam que toda vivência pedagógica precisa ser embasada nos eixos estruturantes (as interações e a brincadeira), e salientam que por meio deles as crianças são capazes de construir o seu próprio conhecimento e obter aprendizagens prazerosas no cotidiano infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10405_TB6161_20112023123622.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVANEIDA SOARES CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "EVANEIDA"
    "autor_email" => "evaneidacarneiro@outlook."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

É na Educação Infantil que as crianças são inseridas no contexto educacional da oralidade, da leitura e da escrita. Através dessas interações, inicia-se a construção de uma relação prazerosa entre a criança e os livros, na qual a imaginação e a criatividade oportunizam o protagonismo infantil e a sua (re) leitura de mundo. Além disso, possibilita a imersão de meninos e meninas nas múltiplas linguagens, como também favorece vivências de narrativas, o convívio com diversos suportes de escrita e o reconhecimento de diferentes usos socias da escrita. Dessa feita, a presente pesquisa compartilha experiências com letramentos realizadas com crianças do Infantil IV. A pesquisa utilizou a abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e teve como método o estudo de caso de uma professora e crianças de um município cearense. Os achados da investigação apontam que as experiências individuais e coletivas com a literatura infantil, gêneros textuais e suportes de escrita contribuem para o letramento na Educação Infantil e aprendizagens significativas da criança. Ademais, ressaltam que toda vivência pedagógica precisa ser embasada nos eixos estruturantes (as interações e a brincadeira), e salientam que por meio deles as crianças são capazes de construir o seu próprio conhecimento e obter aprendizagens prazerosas no cotidiano infantil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.