O UNIVERSO DO LETRAMENTO NO COTIDIANO DA INFÂNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99326 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6161 "inscrito_id" => 10405 "titulo" => "O UNIVERSO DO LETRAMENTO NO COTIDIANO DA INFÂNCIA" "resumo" => "É na Educação Infantil que as crianças são inseridas no contexto educacional da oralidade, da leitura e da escrita. Através dessas interações, inicia-se a construção de uma relação prazerosa entre a criança e os livros, na qual a imaginação e a criatividade oportunizam o protagonismo infantil e a sua (re) leitura de mundo. Além disso, possibilita a imersão de meninos e meninas nas múltiplas linguagens, como também favorece vivências de narrativas, o convívio com diversos suportes de escrita e o reconhecimento de diferentes usos socias da escrita. Dessa feita, a presente pesquisa compartilha experiências com letramentos realizadas com crianças do Infantil IV. A pesquisa utilizou a abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e teve como método o estudo de caso de uma professora e crianças de um município cearense. Os achados da investigação apontam que as experiências individuais e coletivas com a literatura infantil, gêneros textuais e suportes de escrita contribuem para o letramento na Educação Infantil e aprendizagens significativas da criança. Ademais, ressaltam que toda vivência pedagógica precisa ser embasada nos eixos estruturantes (as interações e a brincadeira), e salientam que por meio deles as crianças são capazes de construir o seu próprio conhecimento e obter aprendizagens prazerosas no cotidiano infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10405_TB6161_20112023123622.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANEIDA SOARES CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "EVANEIDA" "autor_email" => "evaneidacarneiro@outlook." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99326 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6161 "inscrito_id" => 10405 "titulo" => "O UNIVERSO DO LETRAMENTO NO COTIDIANO DA INFÂNCIA" "resumo" => "É na Educação Infantil que as crianças são inseridas no contexto educacional da oralidade, da leitura e da escrita. Através dessas interações, inicia-se a construção de uma relação prazerosa entre a criança e os livros, na qual a imaginação e a criatividade oportunizam o protagonismo infantil e a sua (re) leitura de mundo. Além disso, possibilita a imersão de meninos e meninas nas múltiplas linguagens, como também favorece vivências de narrativas, o convívio com diversos suportes de escrita e o reconhecimento de diferentes usos socias da escrita. Dessa feita, a presente pesquisa compartilha experiências com letramentos realizadas com crianças do Infantil IV. A pesquisa utilizou a abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e teve como método o estudo de caso de uma professora e crianças de um município cearense. Os achados da investigação apontam que as experiências individuais e coletivas com a literatura infantil, gêneros textuais e suportes de escrita contribuem para o letramento na Educação Infantil e aprendizagens significativas da criança. Ademais, ressaltam que toda vivência pedagógica precisa ser embasada nos eixos estruturantes (as interações e a brincadeira), e salientam que por meio deles as crianças são capazes de construir o seu próprio conhecimento e obter aprendizagens prazerosas no cotidiano infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10405_TB6161_20112023123622.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANEIDA SOARES CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "EVANEIDA" "autor_email" => "evaneidacarneiro@outlook." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }