A perspectiva da Educação Integral tem sido amplamente debatida em artigos científicos e documentos legais, desempenhando um papel central em todos os níveis da educação básica. No entanto, é fundamental destacar que essa abordagem deve ser um dos princípios orientadores das práticas educacionais, especialmente durante os primeiros anos das crianças nas instituições escolares, que englobam a creche e a pré-escola. Essa visão holística do aluno reconhece sua natureza multidimensional, considerando-o como um membro da sociedade com capacidade crítica para intervir nela. O objetivo desta pesquisa é analisar como a concepção de educação integral se manifesta na Educação Infantil, por meio de uma revisão bibliográfica. Após uma análise aprofundada, constatou-se que a Educação Integral está contemplada nos documentos que norteiam a prática pedagógica nas instituições de Educação Infantil. Além disso, é essencial que as propostas diárias nessas instituições permitam que as crianças vivenciem plenamente sua infância, por meio de abordagens que estimulem o desenvolvimento das dimensões cognitiva, social, cultural, afetiva e física, contribuindo para sua formação integral como ser humano. Nesse sentido, é necessário promover experiências educacionais que vão além da transmissão de conteúdos, buscando proporcionar um ambiente acolhedor e estimulante para as crianças. Isso implica em práticas pedagógicas que valorizem a ludicidade, o diálogo, a interação e a expressão criativa, de modo a fomentar o desenvolvimento integral dos alunos. Além disso, é fundamental considerar a diversidade e as singularidades de cada criança, respeitando suas trajetórias, culturas e interesses.