Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA (KAHHOT) COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DO OBJETO DE CONHECIMENTO REPRODUÇÃO VEGETAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95161
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 684
    "inscrito_id" => 9753
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA (KAHHOT) COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DO OBJETO DE CONHECIMENTO REPRODUÇÃO VEGETAL"
    "resumo" => "O estudo da botânica no Ensino Fundamental se torna complexo quando é tratado apenas de forma tradicional. Nos oitavos anos os alunos tem o primeiro contato com os grupos de plantas e sua reprodução. Dessa forma, faz-se necessário a utilização de ferramentas didáticas que visam a aprendizagem ampla e satisfatória do aluno. O objetivo deste relato é descrever a experiência obtida ao utilizar o (Kahhot) como ferramenta didática de ensino dos mecanismos reprodutivos das gimnospermas e angiospermas dentro do programa residência pedagógica. O jogo didático foi desenvolvido em uma turma de 8º ano da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Oneide da Cruz Mousinho o município de Araguatins-TO e envolveu 30 alunos. A metodologia foi realizada em 4 aulas, sendo duas aulas expositivas com slides ilustrativos mostrando as células gaméticas, como ocorre a reprodução, as estruturas reprodutivas e os tipos de plantas que são representadas nos grupos das gimnospermas e angiospermas, as demais aulas foram destinadas a uma atividade de fixação e aplicação do kahhot. Como alternativa para incluir todos os alunos a dinâmica funcionou da seguinte forma: a turma dividiu-se em 6 grupos de 5 pessoas, sendo cada grupo representado por uma cor, em seguida foi direcionado 15 perguntas objetivas com duração de 1 minuto cada, sobre o conteúdo estudado nas aulas expositivas, durante esse tempo os alunos tiveram a oportunidade de debater com o grupo sobre as possíveis respostas e sanar as dúvidas pertinentes relacionadas ao conteúdo com o professor. Através dessa dinâmica foi possível perceber a importância e eficiência da gameficação nas aulas de reprodução vegetal, além do entusiasmo por parte dos alunos, pois o jogo apresentou ludicidade e dinamismo, o que tornou a aula mais interativa e os alunos atuaram de forma ativa e participativa, como protagonistas da construção do seu conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9753_TB684_10112023095747.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERINALDO ARAÚJO PASSIM"
    "autor_nome_curto" => "ERINALDO"
    "autor_email" => "erinaldo.passim@estudante"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95161
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 684
    "inscrito_id" => 9753
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA (KAHHOT) COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DO OBJETO DE CONHECIMENTO REPRODUÇÃO VEGETAL"
    "resumo" => "O estudo da botânica no Ensino Fundamental se torna complexo quando é tratado apenas de forma tradicional. Nos oitavos anos os alunos tem o primeiro contato com os grupos de plantas e sua reprodução. Dessa forma, faz-se necessário a utilização de ferramentas didáticas que visam a aprendizagem ampla e satisfatória do aluno. O objetivo deste relato é descrever a experiência obtida ao utilizar o (Kahhot) como ferramenta didática de ensino dos mecanismos reprodutivos das gimnospermas e angiospermas dentro do programa residência pedagógica. O jogo didático foi desenvolvido em uma turma de 8º ano da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Oneide da Cruz Mousinho o município de Araguatins-TO e envolveu 30 alunos. A metodologia foi realizada em 4 aulas, sendo duas aulas expositivas com slides ilustrativos mostrando as células gaméticas, como ocorre a reprodução, as estruturas reprodutivas e os tipos de plantas que são representadas nos grupos das gimnospermas e angiospermas, as demais aulas foram destinadas a uma atividade de fixação e aplicação do kahhot. Como alternativa para incluir todos os alunos a dinâmica funcionou da seguinte forma: a turma dividiu-se em 6 grupos de 5 pessoas, sendo cada grupo representado por uma cor, em seguida foi direcionado 15 perguntas objetivas com duração de 1 minuto cada, sobre o conteúdo estudado nas aulas expositivas, durante esse tempo os alunos tiveram a oportunidade de debater com o grupo sobre as possíveis respostas e sanar as dúvidas pertinentes relacionadas ao conteúdo com o professor. Através dessa dinâmica foi possível perceber a importância e eficiência da gameficação nas aulas de reprodução vegetal, além do entusiasmo por parte dos alunos, pois o jogo apresentou ludicidade e dinamismo, o que tornou a aula mais interativa e os alunos atuaram de forma ativa e participativa, como protagonistas da construção do seu conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9753_TB684_10112023095747.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERINALDO ARAÚJO PASSIM"
    "autor_nome_curto" => "ERINALDO"
    "autor_email" => "erinaldo.passim@estudante"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O estudo da botânica no Ensino Fundamental se torna complexo quando é tratado apenas de forma tradicional. Nos oitavos anos os alunos tem o primeiro contato com os grupos de plantas e sua reprodução. Dessa forma, faz-se necessário a utilização de ferramentas didáticas que visam a aprendizagem ampla e satisfatória do aluno. O objetivo deste relato é descrever a experiência obtida ao utilizar o (Kahhot) como ferramenta didática de ensino dos mecanismos reprodutivos das gimnospermas e angiospermas dentro do programa residência pedagógica. O jogo didático foi desenvolvido em uma turma de 8º ano da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Oneide da Cruz Mousinho o município de Araguatins-TO e envolveu 30 alunos. A metodologia foi realizada em 4 aulas, sendo duas aulas expositivas com slides ilustrativos mostrando as células gaméticas, como ocorre a reprodução, as estruturas reprodutivas e os tipos de plantas que são representadas nos grupos das gimnospermas e angiospermas, as demais aulas foram destinadas a uma atividade de fixação e aplicação do kahhot. Como alternativa para incluir todos os alunos a dinâmica funcionou da seguinte forma: a turma dividiu-se em 6 grupos de 5 pessoas, sendo cada grupo representado por uma cor, em seguida foi direcionado 15 perguntas objetivas com duração de 1 minuto cada, sobre o conteúdo estudado nas aulas expositivas, durante esse tempo os alunos tiveram a oportunidade de debater com o grupo sobre as possíveis respostas e sanar as dúvidas pertinentes relacionadas ao conteúdo com o professor. Através dessa dinâmica foi possível perceber a importância e eficiência da gameficação nas aulas de reprodução vegetal, além do entusiasmo por parte dos alunos, pois o jogo apresentou ludicidade e dinamismo, o que tornou a aula mais interativa e os alunos atuaram de forma ativa e participativa, como protagonistas da construção do seu conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.