O estudo da botânica no Ensino Fundamental se torna complexo quando é tratado apenas de forma tradicional. Nos oitavos anos os alunos tem o primeiro contato com os grupos de plantas e sua reprodução. Dessa forma, faz-se necessário a utilização de ferramentas didáticas que visam a aprendizagem ampla e satisfatória do aluno. O objetivo deste relato é descrever a experiência obtida ao utilizar o (Kahhot) como ferramenta didática de ensino dos mecanismos reprodutivos das gimnospermas e angiospermas dentro do programa residência pedagógica. O jogo didático foi desenvolvido em uma turma de 8º ano da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Oneide da Cruz Mousinho o município de Araguatins-TO e envolveu 30 alunos. A metodologia foi realizada em 4 aulas, sendo duas aulas expositivas com slides ilustrativos mostrando as células gaméticas, como ocorre a reprodução, as estruturas reprodutivas e os tipos de plantas que são representadas nos grupos das gimnospermas e angiospermas, as demais aulas foram destinadas a uma atividade de fixação e aplicação do kahhot. Como alternativa para incluir todos os alunos a dinâmica funcionou da seguinte forma: a turma dividiu-se em 6 grupos de 5 pessoas, sendo cada grupo representado por uma cor, em seguida foi direcionado 15 perguntas objetivas com duração de 1 minuto cada, sobre o conteúdo estudado nas aulas expositivas, durante esse tempo os alunos tiveram a oportunidade de debater com o grupo sobre as possíveis respostas e sanar as dúvidas pertinentes relacionadas ao conteúdo com o professor. Através dessa dinâmica foi possível perceber a importância e eficiência da gameficação nas aulas de reprodução vegetal, além do entusiasmo por parte dos alunos, pois o jogo apresentou ludicidade e dinamismo, o que tornou a aula mais interativa e os alunos atuaram de forma ativa e participativa, como protagonistas da construção do seu conhecimento.