Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ROTINA ESCOLAR DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IF GOIANO E OS FATORES DE RISCO PARA O ESTRESSE: UM ESTUDO DE CASO NO CAMPUS IPORÁ

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96054 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1844 "inscrito_id" => 11934 "titulo" => "A ROTINA ESCOLAR DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IF GOIANO E OS FATORES DE RISCO PARA O ESTRESSE: UM ESTUDO DE CASO NO CAMPUS IPORÁ" "resumo" => "A rotina escolar dos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) é o reflexo da extensa carga horária, necessária para a formação profissional e pode trazer riscos de estresse aos estudantes, além de representar um dos principais desafios para o êxito escolar, conforme foi apontado em Pesquisa Institucional realizada no ano de 2018 pela Comissão de Permanência e Êxito do Instituto Federal Goiano, campus Iporá. Desse modo, o objetivo geral dessa pesquisa foi analisar os aspectos da rotina escolar que configuram fatores de risco para o estresse entre os estudantes adolescentes do EMI do campus Iporá. Para este estudo qualitativo, foram desenvolvidas duas etapas: revisão da literatura e estudo de caso. A etapa da revisão da literatura consistiu na busca em bases de dados eletrônicas, para encontrar estudos sobre rotina escolar, estresse e adolescência. No estudo de caso, estudou-se documentos institucionais que regulam a grade curricular e a rotina escolar, como os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), os Relatórios de Pesquisa de Permanência e Êxito e entrevista semiestruturada com os docentes que atuam no EMI, discentes de até 18 anos e pedagogos que atuam no local da pesquisa. Para análise dos dados, foi utilizada a análise categorial proposta por Bardin (2016), que permitiu concluir que a rotina escolar do EMI do campus Iporá é parte da estrutura de funcionamento social e reproduz suas características. O excesso de atividades, as cobranças exageradas por desempenho, o pouco tempo para lazer e esporte e a discriminação dos estudantes com déficit de aprendizagem são fatores de risco presentes e preocupantes. As ações que visam amenizar os impactos desses fatores existem, mas poderiam ser mais articuladas para ser mais eficientes na prevenção do estresse escolar.A rotina escolar dos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) é o reflexo da extensa carga horária, necessária para a formação profissional e pode trazer risc" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11934_TB1844_17112023201943.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA SANTOS DA ROSA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA SANTOS" "autor_email" => "luciana.rosa@ifgoiano.edu" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96054 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1844 "inscrito_id" => 11934 "titulo" => "A ROTINA ESCOLAR DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IF GOIANO E OS FATORES DE RISCO PARA O ESTRESSE: UM ESTUDO DE CASO NO CAMPUS IPORÁ" "resumo" => "A rotina escolar dos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) é o reflexo da extensa carga horária, necessária para a formação profissional e pode trazer riscos de estresse aos estudantes, além de representar um dos principais desafios para o êxito escolar, conforme foi apontado em Pesquisa Institucional realizada no ano de 2018 pela Comissão de Permanência e Êxito do Instituto Federal Goiano, campus Iporá. Desse modo, o objetivo geral dessa pesquisa foi analisar os aspectos da rotina escolar que configuram fatores de risco para o estresse entre os estudantes adolescentes do EMI do campus Iporá. Para este estudo qualitativo, foram desenvolvidas duas etapas: revisão da literatura e estudo de caso. A etapa da revisão da literatura consistiu na busca em bases de dados eletrônicas, para encontrar estudos sobre rotina escolar, estresse e adolescência. No estudo de caso, estudou-se documentos institucionais que regulam a grade curricular e a rotina escolar, como os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), os Relatórios de Pesquisa de Permanência e Êxito e entrevista semiestruturada com os docentes que atuam no EMI, discentes de até 18 anos e pedagogos que atuam no local da pesquisa. Para análise dos dados, foi utilizada a análise categorial proposta por Bardin (2016), que permitiu concluir que a rotina escolar do EMI do campus Iporá é parte da estrutura de funcionamento social e reproduz suas características. O excesso de atividades, as cobranças exageradas por desempenho, o pouco tempo para lazer e esporte e a discriminação dos estudantes com déficit de aprendizagem são fatores de risco presentes e preocupantes. As ações que visam amenizar os impactos desses fatores existem, mas poderiam ser mais articuladas para ser mais eficientes na prevenção do estresse escolar.A rotina escolar dos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) é o reflexo da extensa carga horária, necessária para a formação profissional e pode trazer risc" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11934_TB1844_17112023201943.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA SANTOS DA ROSA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA SANTOS" "autor_email" => "luciana.rosa@ifgoiano.edu" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A rotina escolar dos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) é o reflexo da extensa carga horária, necessária para a formação profissional e pode trazer riscos de estresse aos estudantes, além de representar um dos principais desafios para o êxito escolar, conforme foi apontado em Pesquisa Institucional realizada no ano de 2018 pela Comissão de Permanência e Êxito do Instituto Federal Goiano, campus Iporá. Desse modo, o objetivo geral dessa pesquisa foi analisar os aspectos da rotina escolar que configuram fatores de risco para o estresse entre os estudantes adolescentes do EMI do campus Iporá. Para este estudo qualitativo, foram desenvolvidas duas etapas: revisão da literatura e estudo de caso. A etapa da revisão da literatura consistiu na busca em bases de dados eletrônicas, para encontrar estudos sobre rotina escolar, estresse e adolescência. No estudo de caso, estudou-se documentos institucionais que regulam a grade curricular e a rotina escolar, como os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), os Relatórios de Pesquisa de Permanência e Êxito e entrevista semiestruturada com os docentes que atuam no EMI, discentes de até 18 anos e pedagogos que atuam no local da pesquisa. Para análise dos dados, foi utilizada a análise categorial proposta por Bardin (2016), que permitiu concluir que a rotina escolar do EMI do campus Iporá é parte da estrutura de funcionamento social e reproduz suas características. O excesso de atividades, as cobranças exageradas por desempenho, o pouco tempo para lazer e esporte e a discriminação dos estudantes com déficit de aprendizagem são fatores de risco presentes e preocupantes. As ações que visam amenizar os impactos desses fatores existem, mas poderiam ser mais articuladas para ser mais eficientes na prevenção do estresse escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.