O sentido do ensino da língua inglesa na escola pública deve ser discutido com os estudantes, fazendo-os entender o porquê de estarem aprendendo esta língua. Considerando que há uma questão objetiva quanto à relação de poderes, da economia e da política, que gira em torno da língua inglesa, sendo assim, este artigo tem o objetivo de debater o ensino de língua inglesa na escola pública e a possibilidade de ser realizado de forma transdisciplinar, discutindo o ensino da língua inglesa na escola pública com os estudantes, fazendo-os entender o porquê de estarem aprendendo esta língua, proporcionando uma aprendizagem crítica e reflexiva. Para isso, nos baseamos em autores como Japiassu (1992), Fazenda (2008) e Nicolescu (1999) que discutem o tema da inter e transdisciplinaridade, levando em consideração o ensino para além do ambiente escolar, além de documentos oficiais. Sendo assim, nos ancoramos na metodologia qualitativa com formato de estudo bibliográfico. A discussão aponta que o ensino de inglês na escola pública é fundamental para a formação cidadã elucidando que ele pode ser associado à disciplina de língua portuguesa e geografia.