Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LITERATURA INFANTIL COMO FERRAMENTA DE COMBATE AO RACISMO NA ESCOLA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Refletir sobre práticas pedagógicas e recursos didáticos enquanto ferramentas que auxiliam a tratar temas de diversidade e inclusão na escola, impulsionaram o desenvolvimento deste estudo, o qual objetiva investigar contributos da literatura infantil em ações de combate ao racismo na escola no município de Picos/PI. Ancorados na legislação nacional vigente e com vistas a valorização da temática da Educação para as Relações Étnico-Raciais desde a Educação Infantil, este trabalho apresenta referencial teórico ancorado em fundamentos da teoria sociocultural, estudos da área da literatura infantil e autores que tratam as Relações Étnico-Raciais no Brasil. A metodologia utilizada contempla o estudo qualitativo com pesquisa bibliográfica e exploratória que buscou no campo educativo percepções dos professores acerca de ações desenvolvidas nesta temática, por meio de um roteiro de entrevista semiestruturada aplicado a professores da Rede Municipal de Educação na cidade de Picos/PI. As análises empreendidas demonstram a relevância desta temática na escola, que apresentam contribuições da literatura infantil no combate ao racismo e diversas formas de discriminação e preconceito, bem como apontam pertinência na tomada de decisões e resolução de conflitos, favorecendo na desmistificação de temas da diversidade e inclusão. Das reflexões empreendidas, percebe-se ações pontuais desenvolvidas na escola e fragilidades quanto a implementação da legislação. As discussões impulsionam o diálogo permanente com professores, pesquisadores e futuros Pedagogos ressaltando a importância de reconhecer a trajetória dos movimentos sociais e a construção da legislação nacional vigente, viabilizando formas conceituais e de implementação de ações que potencializem o diálogo Étnico-Racial no combate as diferentes formas de preconceito e racismo que atravessam o cotidiano educativo. Considera-se contributos da literatura infantil nas ações desenvolvidas na escola e a urgência na sensibilização para adoção de práticas pedagógicas cada vez mais inclusivas, em diálogo constante com a temática, valorizando a diversidade existente desde a Educação Infantil.

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