GALLERT, Janice. O processo de alfabetização: reflexões teórico-metodológicas. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/100876>. Acesso em: 22/11/2024 00:52
O presente estudo foi elaborado com o intuito de participar do Grupo de Trabalho 08 (oito) de Linguagens, Letramentos e Alfabetização do IX CONEDU do ano de 2023. O mesmo tem a pretensão de compreender, refletir e analisar as bases teórico-metodológicas que subsidiam o processo de alfabetização no decorrer da alfabetização, estabelecendo relações com o contexto histórico e a ação docente. Ao adentrar no estudo discute-se o panorama histórico da alfabetização no Brasil, relacionando-a com: a) Diferentes abordagens teórico-filosóficas; b) Documentos curriculares; c) Métodos de ensino e suas inserções na sala de aula. 2) Alfabetização e Letramento em diálogo com a atual proposta curricular BNCC. Assim, apresenta-se uma pesquisa de abordagem qualitativa e os excertos analisados fundamentam teoricamente os escritos por meio de uma pesquisa bibliográfica fundamentada. Assim, os referenciais teóricos servem de fundamentação para o estudo e são usados na análise dos resultados apresentados posteriormente no texto e sem desconsiderar os clássicos da área de Alfabetização o trabalho também considera as publicações recentes como: de periódicos especilizados/conceituados, de livros, de dissertações, teses ou ainda de trabalhos apresentados em eventos da área citada. No entanto, a questão principal da pesquisa que é motivadora do estudo tem a pretensão de investigar: Como o processo epistemológico da Alfabetização, seus contextos históricos e a ação docente se relacionam? .