O presente trabalho tem por objetivo principal analisar os mecanismos que a avaliação formativa fornece para promover uma aprendizagem eficaz em uma escola particular, localizada em Niterói – Região Metropolitana do Rio de Janeiro, visando compreender como é abordada a avaliação formativa no cotidiano da instituição. A escola pesquisada é uma escola associativa que tem a composição de associação e relata em seus documentos oficiais ter uma prática de educação participativa, democrática, ética, fraterna, transformadora - em que todos os participantes são sujeitos e autores do trabalho. Para pautar os estudos foi utilizada uma pesquisa bibliográfica através de autores como HOFFMANN (2014); LUCKESI (2002); PERRENOUD (1999); SANT'ANNA (2014). Para discutir questões pedagógicas, educacionais e do processo ensino-aprendizagem que colaboram com a construção do trabalho, buscou-se as produções de MENEZES & SANTIAGO (2003) e GADOTTI (2009). Outros autores e autoras também foram pesquisados de acordo com a relevância para a temática abordada. Foram também realizadas entrevistas com professores e coordenadores, com o intuito de perceber as diversas visões sobre esta temática. Esta é uma pesquisa qualitativa, na qual os dados coletados foram aproveitados sob a forma de análise dos conteúdos, privilegiando, portanto, a fala dos sujeitos. Concluiu-se, entre outras coisas, que, apesar de problemas identificados no modelo avaliativo da escola, é possível vislumbrar um caminho a ser trilhado no sentido de promover uma educação verdadeiramente democrática, contribuindo com as discussões sobre avaliação nos diversos âmbitos da educação.