Na sequência didática é indispensável o processo avaliativo de determinado conteúdo desenvolvido em sala de aula onde os alunos vão colocar na prática o que aprenderam. Esse é um passo importante no processo de ensino e aprendizagem, contudo, foi exaltado a ponto de ser o medidor do conhecimento que o aluno possui e isso proporcionou várias consequências que atualmente são vistas como normais, dentre elas a constante busca por uma nota, um mero número. Com isso a aprendizagem qualitativa foi substituída pela quantitativa, tanto no sistema educacional, como no meio escolar, onde boa parte dos professores buscam resultados baseados nas notas da avaliação e os alunos decoram conteúdo para atingir determinada média imposta. Nesse sentido, é necessário enaltecer que medir o conhecimento através de um único meio avaliativo torna o processo injusto, pois como seres humanos há dias que não estamos psicologicamente bem, seja por uma situação pessoal ou um acontecimento. Assim, foi realizado um questionário, com questões objetivas, em uma turma de nono ano, onde foram realizados vários métodos para a avaliação (trabalhos/ participação em sala de aula/ provas) para saber quais as principais reações destes alunos ao se depararem com uma avaliação. Por conseguinte, observou-se que o maior entusiasmo se deu em relação aos trabalhos, onde não havia a “pressão” de obter a “nota boa” para ser aprovado, assim constatou-se que dentre as principais consequências foi a alienação de conhecimento, onde o discente memoriza o conteúdo somente para realização da avaliação, o que infelizmente é recorrente pois a busca por resultados quantitativos está impregnada a séculos.