O presente texto resulta das andanças, reflexões e dialéticas oriundas de projetos de pesquisa e extensão, desenvolvidos pela UFPA . Com o objetivo de promover ações educativas que articulem, valorizem e coloquem em movimento os saberes/fazeres do território ribeirinho, produzidos na relação com as vivências de seus sujeitos, na perspectiva de incorporar tais conhecimentos como práticas pedagógicas na elaboração de um currículo intercultural das escolas ribeirinhas do município de Abaetetuba. Está sendo desenvolvido através de uma abordagem qualitativa decolonial, direcionado pela Pesquisa Participante, por envolver uma questão de coerência ético-político-epistemológica. Utiliza a Ciranda de Saberes e produção de uma trilha composta por etapas que vão desde a escuta das lideranças e comunidade escolar até a elaboração do Eco Mapa do território e a construção do arco ocupacional, os quais subsidiarão os eixos que comporão a base da proposta curricular dessas escolas. Ancora-se na decolonialidade como epistemologia outra para sentipensar/tecer trilhas como forma outra de produzir conhecimentos que divergem de formas hegemônicas coloniais que tem predominado na ciência moderna. Apresenta como resultados parciais a realização de Rodas de Diálogos junto às comunidades para compartilhar seus conhecimentos e vivências; Oficinas de elaboração de recursos pedagógicos com utilização de elementos presentes no meio social comunitário; elaboração do alfabeto ribeirinho e Oficina de produção do Eco Mapa do território, entre outras ações educativas que culminaram com a elaboração do currículo das escolas ribeirinhas.