Este trabalho contempla eventos e práticas de letramento em contexto de atuação docente no Novo Ensino Médio Potiguar, mais precisamente, em lócus de pesquisa formado a partir das sequências didáticas efetivadas durante a aplicação de atividades dos componentes curriculares da parte diversificada, Projeto de Vida e Unidade Curricular. A ação docente teve por base a implementação do "Projeto Bibliocanto", a qual desenvolveu nos estudantes competências e habilidades que promoveram a articulação dos conhecimentos apreendidos em componentes curriculares como Língua Portuguesa, Arte e Geografia, de forma transdisciplinar, ultrapassando os limites dos componentes para interagir com outros das demais Áreas do Conhecimento. Em termos teóricos, apoia-se nos pressupostos dos Estudos de Letramento como prática social (BARTON; HAMILTON, 1993, 1998, 2000; KLEIMAN, 1995, 2008; STREET, 1984; OLIVEIRA, 2008, 2010; ROJO, 2009), na teoria dos gêneros (OLIVEIRA, 2010; BRONCKART, 2004, 2006), nos estudos dos elementos de dimensão pragmática, esquemática e linguística (KOCH; FÁVERO, 1987), nos estudos da multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006 [1996]; DIONÍSIO, 2006; SANTAELLA, 2012; ALMEIDA, 2011), Metodologicamente, a investigação se insere no campo da Linguística Aplicada (MOITA-LOPES, 1996, 2006; PENNYCOOK, 2006), segue abordagem de natureza qualitativa e assume características da pesquisa documental (MOREIRA; CALEFFE, 2006; BOGDAN; BIKLEN, 1994; MINAYO, 2010; CHIZZOTTI, 2005). A geração de dados se desenvolve por meio de técnicas padronizadas (GIL, 1994), as quais possibilitam o “cruzamento” ou a triangulação de informações (COX; ASSIS- PETERSON, 2001). A relevância da pesquisa situa-se no fato de trazer para o âmbito acadêmico tópicos específicos do domínio dos docentes, vislumbrando-os como agentes potenciais ao instigarem nos discentes uma ação reflexiva. A importância social da pesquisa é pelo fato de explorar as dimensões socioemocionais dos discentes em situações de aprendizagem relevantes para a sua constituição enquanto sujeito de direitos e deveres na interação em sociedade.