PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DA LITERATURA POPULAR NO ENSINO DE GEOGRAFIA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9849 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 889 "inscrito_id" => 1668 "titulo" => "PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DA LITERATURA POPULAR NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O estudo é uma proposta de utilização da Literatura de Cordel como recurso didático nas aulas de Geografia, promovendo o resgate desta cultura pelos alunos (as). Foi desenvolvido com alunos do 8º ano A do Ensino Fundamental, turno matutino, na Escola Estadual José Lins do Rego, situada no Município de Pilar-PB. A Literatura de Cordel é tipicamente da região Nordeste, mas, é herança deixada pelos portugueses, aonde a princípio os textos eram em prosa ou versos, e hoje, podemos encontrar de diferentes formas, em músicas, repentes, teatro, filmes, entre outros. Esta literatura antes remetia o caráter de jornal informativo dos acontecimentos locais. Hoje este caráter esta sendo dissipado pela televisão, revista, internet, entre outros meios de comunicação. O estudo tem por objetivo principal, evidenciar a Literatura de Cordel como recurso didático nas aulas de Geografia, para que ocorra a absorção e aprendizagem dos conteúdos, pelos discentes; esclarecer os conteúdos relacionados a realidade local, através dos cordéis; caracterizar os conteúdos relacionados a região Nordeste, para a confecção dos cordéis pelos alunos; e transformar as aulas tradicionais em aulas dinâmicas para o ensino da Geografia. O ensino de Geografia muitas vezes é ministrado com aulas tradicionais, em que a memorização é incentivada pelos professores. Por isso a importância de recorrer a outras fontes de recursos, para que as aulas tornem-se dinâmicas, os alunos (as) aprendem os conteúdos e que cada vez mais se interessem pela Geografia. Então neste estudo foram utilizadas as seguintes ferramentas: o incentivo à leitura, o reconhecimento da riqueza cultural local, a versatilidade das abordagens geográficas nas aulas, valorização da cultura popular, além de aguçar o olhar crítico dos alunos, através da análise do cordel. A pesquisa ocorreu no período de Março e Abril de 2014. Ela foi desenvolvida em três etapas: a primeira de forma prática, com aplicação de questionário e seis aulas ministradas com os seguintes temas da região Nordeste: A história da Literatura de Cordel, de A. A. de Mendonça; A Transposição do Rio São Francisco, de Medeiros Braga; A biografia de Ariano Suassuna, de A. A. de Mendonça; Lampião, A região Nordeste e o Estado da Paraíba, também de Medeiros Braga. A segunda etapa a confecção dos cordéis pelos discentes e a terceira etapa, foi a revisão da pesquisa do objeto de estudo, a análise dos dados e a redação final da pesquisa. A pesquisa esta concluída temporariamente, pois, pretende-se desenvolve-la em maior escala, onde mobilize mais alunos, mobilize a escola, através de um projeto interdisciplinar, que envolva diversos professores de diferentes disciplinas. Tendo em vista a grande importância deste estudo para o ensino de Geografia e para a valorização da cultura local, onde foram transmitidos valores e conceitos, que os alunos transformaram em conhecimento e aprendizagem. Reconhecer a Literatura de Cordel como um recurso didático, é acreditar que a Geografia é a ciência da manifestação cultural no espaço." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, LITERATURA DE CORDEL, RECURSO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_11_2014_11_02_02_idinscrito_1668_836b83753b8183469e201f0c388aa463.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVYLLAINE MATIAS VELOSO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "EVYLLAINE" "autor_email" => "evyllainemvf@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9849 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 889 "inscrito_id" => 1668 "titulo" => "PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DA LITERATURA POPULAR NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O estudo é uma proposta de utilização da Literatura de Cordel como recurso didático nas aulas de Geografia, promovendo o resgate desta cultura pelos alunos (as). Foi desenvolvido com alunos do 8º ano A do Ensino Fundamental, turno matutino, na Escola Estadual José Lins do Rego, situada no Município de Pilar-PB. A Literatura de Cordel é tipicamente da região Nordeste, mas, é herança deixada pelos portugueses, aonde a princípio os textos eram em prosa ou versos, e hoje, podemos encontrar de diferentes formas, em músicas, repentes, teatro, filmes, entre outros. Esta literatura antes remetia o caráter de jornal informativo dos acontecimentos locais. Hoje este caráter esta sendo dissipado pela televisão, revista, internet, entre outros meios de comunicação. O estudo tem por objetivo principal, evidenciar a Literatura de Cordel como recurso didático nas aulas de Geografia, para que ocorra a absorção e aprendizagem dos conteúdos, pelos discentes; esclarecer os conteúdos relacionados a realidade local, através dos cordéis; caracterizar os conteúdos relacionados a região Nordeste, para a confecção dos cordéis pelos alunos; e transformar as aulas tradicionais em aulas dinâmicas para o ensino da Geografia. O ensino de Geografia muitas vezes é ministrado com aulas tradicionais, em que a memorização é incentivada pelos professores. Por isso a importância de recorrer a outras fontes de recursos, para que as aulas tornem-se dinâmicas, os alunos (as) aprendem os conteúdos e que cada vez mais se interessem pela Geografia. Então neste estudo foram utilizadas as seguintes ferramentas: o incentivo à leitura, o reconhecimento da riqueza cultural local, a versatilidade das abordagens geográficas nas aulas, valorização da cultura popular, além de aguçar o olhar crítico dos alunos, através da análise do cordel. A pesquisa ocorreu no período de Março e Abril de 2014. Ela foi desenvolvida em três etapas: a primeira de forma prática, com aplicação de questionário e seis aulas ministradas com os seguintes temas da região Nordeste: A história da Literatura de Cordel, de A. A. de Mendonça; A Transposição do Rio São Francisco, de Medeiros Braga; A biografia de Ariano Suassuna, de A. A. de Mendonça; Lampião, A região Nordeste e o Estado da Paraíba, também de Medeiros Braga. A segunda etapa a confecção dos cordéis pelos discentes e a terceira etapa, foi a revisão da pesquisa do objeto de estudo, a análise dos dados e a redação final da pesquisa. A pesquisa esta concluída temporariamente, pois, pretende-se desenvolve-la em maior escala, onde mobilize mais alunos, mobilize a escola, através de um projeto interdisciplinar, que envolva diversos professores de diferentes disciplinas. Tendo em vista a grande importância deste estudo para o ensino de Geografia e para a valorização da cultura local, onde foram transmitidos valores e conceitos, que os alunos transformaram em conhecimento e aprendizagem. Reconhecer a Literatura de Cordel como um recurso didático, é acreditar que a Geografia é a ciência da manifestação cultural no espaço." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, LITERATURA DE CORDEL, RECURSO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_11_2014_11_02_02_idinscrito_1668_836b83753b8183469e201f0c388aa463.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVYLLAINE MATIAS VELOSO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "EVYLLAINE" "autor_email" => "evyllainemvf@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }