Muito se tem discutido sobre a inclusão escolar do/a estudante com deficiência/transtorno. No entanto, cabe perguntar quais práticas estão sendo utilizadas para garantir o acolhimento, a inclusão, a permanência, o conhecimento das especificidades e potencialidades dos/as discentes com deficiência/transtorno? Partimos da ideia de que há uma relação necessária do Atendimento Educacional Especializado - AEE com a família e com a escola, instituições determinantes para o sucesso da inclusão escolar. Isto por que levamos em consideração os desafios que ambas instituições enfrentam para que a inclusão seja acolhedora, afetiva e efetiva no ambiente escolar. O estudo proposto trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter descritivo, tendo como participantes 4 professores/as do AEE pertencentes a duas escolas da rede pública. Diante do questionamento, este trabalho tem como objetivo identificar, ainda de forma exploratória, as práticas pedagógicas utilizadas no AEE, evidenciando a parceria família-escola no processo inclusivo dos/as estudantes com deficiência/transtorno. Como instrumento de pesquisa será utilizado questionário e para análise dos dados coletados será utilizada a técnica análise de conteúdo. A partir dos resultados intencionamos enfatizar possibilidades de ações e estratégias realizadas pelo/a docente do AEE em parceria com a família e a escola, priorizando o bem estar do/a estudante no processo de inclusão e permanência escolar. Como aparato teórico serão utilizadas algumas legislações e documentos referentes ao AEE, como por exemplo, a Resolução 04/2009. Mantoan (2015), Ramos (2010), Dessen e Polonia (2007). Acredita-se que o AEE e suas parcerias pode ofertar propostas que viabilizarão a inclusão escolar de maneira acolhedora, proporcionando uma aprendizagem mais significativa, inclusiva e amorosa, bem como, promover a expansão do conhecimento sobre formação, inclusão e práticas pedagógicas mais inclusivas no espaço escolar para o tipo de atendimento dos aprendentes.