Aprender sobre o mundo invisível dos micróbios no ambiente escolar é fundamental para conscientizar os estudantes dos processos contagiosos, da importância das práticas de higiene e prevenção. Diante desses fatos, o presente trabalho teve como objetivo mostrar que os conteúdos sobre micro-organismos, a higiene das mãos e saúde, foram assimilados de forma mais significativa, quando estabelecemos relações entre aulas práticas e teóricas, construídas em conjunto pelo professor e alunado do 2° ano do Ensino Médio da EREM Governador Barbosa Lima, Recife-PE. Através dessa temática, foi possível envolver os estudantes em discussões sobre os micróbios presentes em todos os ambientes, desde o solo, água, ar e até o interior do nosso organismo. Após a incubação das placas de Petri das amostras coletadas de diferentes pontos da escola, dos materiais individuais e da polpa digital dos dedos dos alunos, foram analisadas macroscopicamente e realizadas registros fotográficos de diferentes colônias de fungos e bactérias. Essa atividade foi realizada de forma cuidadosa, com orientação adequada, respeitando as normas de biossegurança, promovendo uma abordagem educativa e conscientizadora para sensibilizar os alunos quanto à importância da higienização das mãos. Os resultados mostraram que a maioria não tinha conhecimento prévio sobre os micro-organismos, como identificá-los e higienizar corretamente as mãos e ambientes. Nos alunos, a experiência contribuiu para melhorar o conhecimento sobre os micróbios, motivar eles a adotarem comportamentos saudáveis e medidas de prevenção. Foram colocados cartazes informativos nas proximidades dos lavatórios, contendo passo a passo sobre a técnica correta de lavagem das mãos. Portanto, ao promover a participação ativa dos alunos e ao relacionar os hábitos de higiene com seu cotidiano e saúde, a escola não apenas cria um ambiente mais seguro e saudável, mas também capacita os alunos a se tornarem agentes de mudança em relação à promoção da saúde e à prevenção de doenças.