RESUMO Este trabalho visa a apresentar as experiências vivenciadas no Programa Residência Pedagógica (PRP) a partir da perspectiva de alunos residentes do Curso de Letras - Língua Inglesa e suas respectivas literaturas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado de Assú – CAA/UERN. O presente trabalho está fundamentado nos estudos de Oliveira (2015) que trata acerca da prática docente na sala de aula e de Borssoi (2008) o qual aborda sobre estágio e formação docente. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo-interpretativista (BOGDAN; BIKLEN, 1994); (GIL, 2002); (SEVERINO, 2014) a qual se baseia na análise crítica e detalhada dos relatos de discentes residentes em escolas de ensino básico nas redes municipal e estadual de Assú/RN. Em suma, pode-se ressaltar que de acordo com as práticas descritas pelos discentes participantes do PRP/UERN, as atividades vivenciadas/implementadas durante o programa agrega a construção do conhecimento na formação dos futuros docentes