O brincar é uma atividade de extrema importância no desenvolvimento infantil, pois além de fazer parte da vida das crianças, o brincar, é reconhecido como um direito assegurado à criança e garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Nessa perspectiva, é válido pontuar, que na escola, a educação infantil é responsável por atuar em três áreas específicas relacionadas às crianças, sendo elas: cuidar, educar e brincar. Esta última, muitas vezes, pode ser interpretada como atividades de passatempo, distração e recreação. No entanto, vale ressaltar que o brincar na educação infantil é dotado de intencionalidade e deve ter objetivos pré-estabelecidos pelo professor, e que o exercício dessa prática é responsável por desenvolver habilidades psicomotoras, cognitivas e socioemocionais, que além de serem fundamentais para o pleno desenvolvimento das crianças, são essenciais em prepará-las para o processo de alfabetização. Por conseguinte, o presente artigo tem por objetivo refletir sobre a importância do brincar na educação infantil e qual a sua influência no processo de alfabetização. Nesse sentido, para conseguirmos compreender e analisar nosso objeto de estudo, utilizaremos de uma abordagem de pesquisa qualitativa por meio da pesquisa bibliográfica, utilizando autores/as teóricos que dialogam sobre essa temática, a saber: Kishimoto (2019), Almeida (2013), Santos (2011), Friedmann (1996) e outros/as. Por fim, entendemos, com base nos resultados da pesquisa, que como pedagogos, educadores e mediadores nesse processo, cabe a nós nos atualizarmos constantemente sobre como utilizar a brincadeira de forma adequada, para que assim, ela possa ser efetiva e significativa no desenvolvimento da criança. Assim, além de refletir juntamente com os familiares sobre a sua importância, levando-os a compreender essa atividade como um dos caminhos para a aprendizagem e responsável pelo enriquecimento dos indivíduos em análise, nas múltiplas áreas.