O trabalho presente busca por meio de relatos de experiência de alunos de uma turma de graduação em Língua Inglesa em uma faculdade estadual do município de Assu, investigar acontecimentos decorrentes de terem iniciado seu curso no ano letivo de 2020.1, logo após a rápida disseminação do vírus COVID-SARS-19, doença essa de fácil contaminação e extrema periculosidade causando medidas de isolamento social, ou seja, o fechamento de diversas atividades no país, principalmente as aulas em escolas e universidades, e iniciando o que se chama atualmente de “aulas remotas emergenciais”. Relatando as principais dificuldades enfrentadas por essa turma e pra compreender sobre como deve ocorrer a formação de discentes no campo do ensino de letras, fundamentando-se nos estudos de Vilson J. Leffa (2001) no que se refere aos aspectos políticos na formação de línguas estrangeiras, Susan Holden (2009) sobre o ensino de língua inglesa nos dias atuais, apontando determinadas dificuldades no ensino-aprendizagem e Vanide Alves dos Santos (2022), bem como a vivência do uso de ferramentas digitais no ensino remoto acadêmico. A pesquisa de cunho quantitativo e também qualitativo interpretativo analisará as experiências do período de aulas remotas online que se estendeu do final de 2020 ao final de 2021, tendo seu fim com a Portaria Conjunta n° 004/2021- GAC/SESAP/SEEC, de 22 de abril de 2021.