Este trabalho é um recorte da pesquisa - “A representação do olhar da criança sobre a escola da Educação Infantil”- que está sendo desenvolvida junto a Universidade do Vale do Taquari – Univates/RS, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). A pesquisa de abordagem qualitativa e a Pesquisa-Ação, teve como objetivo investigar e analisar a percepção das crianças sobre a estrutura física e a organização dos espaços da escola de Educação Infantil que frequentam. Os sujeitos investigados foram 64 crianças, de 3 a 6 anos de idade, de três turmas distintas. O lócus foi uma Escola Municipal de Educação Infantil localizada em Lajeado/RS. Os instrumentos de investigação utilizados neste estudo, foram rodas de conversa, fotografias e filmagens. Os dados coletados no campo foram analisados através de uma aproximação com a Técnica de Análise de Conteúdo. Verificou-se, que as crianças não somente analisaram e compartilharam suas percepções sobre os espaços institucionais, como também, propuseram algumas alterações adequadas e necessárias, frente a estética do espaço, os brinquedos e locais utilizados durante as relações cotidianas. Conclui-se, que a participação das crianças junto ao contexto institucional da Educação Infantil, não se trata apenas de uma opção metodológica e didática, mas também, de uma escolha ética, democrática e humanista, que a permite integrar e tornar-se um sujeito constituinte ativo ao espaço que ela ocupa.