Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O ENSINO DA GEOGRAFIA NA INTERFACE DA PEDAGOGIA DE PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS E DO MACROCAMPO INTEGRAÇÃO CURRICULAR.

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, INTEGRAÇÃO CURRICULAR, SUTENTABILIDADE Comunicação Oral (CO) Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10191
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 684
    "inscrito_id" => 234
    "titulo" => "O ENSINO DA GEOGRAFIA NA INTERFACE DA PEDAGOGIA DE PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS E DO MACROCAMPO INTEGRAÇÃO CURRICULAR."
    "resumo" => "O projeto de cunho socioambiental PETECONOMIA foi desenvolvido na E.E.E.M.I. Auzanir Lacerda com alunos dos primeiros e terceiro anos do Ensino Médio na disciplina de geografia em interdisciplinaridade com o macrocampo Integração Curricular. Objetivou-se com este trabalho analisar, selecionar e planejar ações de sustentabilidade permanentes que facilitem a vida e mantenham o equilíbrio necessário para a nossa sobrevivência, a fim de garantir condições para gerações presentes e futuras.  Este projeto foi realizado com base na reutilização de garrafas PET e outros materiais plásticos facilmente encontrados na escola e nas residências dos alunos. Para o desenvolvimento das atividades foram realizadas pesquisas bibliográficas na biblioteca escolar e no laboratório de informática como primeira etapa de localização de informações complementares aos conteúdos ministrados em sala de aula e que pudessem agregar mais informações nas pesquisas sobre: fabricação, tempo de decomposição, problemas gerados pela poluição, proliferação de doenças e formas de reaproveitamento visando a construção de uma consciência social, ambiental e econômico, além de contribuir como ferramenta de transformação cultural da sociedade como um todo. Foi realizada a distribuição em equipes com o objetivo de pesquisar materiais reaproveitáveis para a confecção de utensílios básicos para o dia a dia como: vassouras, porta lápis, assentos, porta trecos, pufes, vassouras, brinquedos entre outros objetos. As atividades propostas pelo projeto obtiveram uma participação efetiva dos alunos sendo possível perceber uma integração e interesse na disciplina e no macrocampo por se tratar de algo atrativo, sustentável e economicamente viável e que se configurou como algo inovador no que se refere a metodologia de trabalho integrado dentro da nova realidade do Ensino Médio Inovador.  A utilização da pedagogia de projetos associada  a problematizações socioambientais e ao interesse dos alunos como metodologia de ensino se mostrou eficiente como alternativa de melhoramento do rendimento dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, INTEGRAÇÃO CURRICULAR, SUTENTABILIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_17_24_54_idinscrito_234_4c3cc28a565e3ed476400aec0e898794.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:16"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WEDELL JACKSON DE CALDAS MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "WEDELL JACKSON"
    "autor_email" => "wedellprofessor@gmail.com"
    "autor_ies" => "FARO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10191
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 684
    "inscrito_id" => 234
    "titulo" => "O ENSINO DA GEOGRAFIA NA INTERFACE DA PEDAGOGIA DE PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS E DO MACROCAMPO INTEGRAÇÃO CURRICULAR."
    "resumo" => "O projeto de cunho socioambiental PETECONOMIA foi desenvolvido na E.E.E.M.I. Auzanir Lacerda com alunos dos primeiros e terceiro anos do Ensino Médio na disciplina de geografia em interdisciplinaridade com o macrocampo Integração Curricular. Objetivou-se com este trabalho analisar, selecionar e planejar ações de sustentabilidade permanentes que facilitem a vida e mantenham o equilíbrio necessário para a nossa sobrevivência, a fim de garantir condições para gerações presentes e futuras.  Este projeto foi realizado com base na reutilização de garrafas PET e outros materiais plásticos facilmente encontrados na escola e nas residências dos alunos. Para o desenvolvimento das atividades foram realizadas pesquisas bibliográficas na biblioteca escolar e no laboratório de informática como primeira etapa de localização de informações complementares aos conteúdos ministrados em sala de aula e que pudessem agregar mais informações nas pesquisas sobre: fabricação, tempo de decomposição, problemas gerados pela poluição, proliferação de doenças e formas de reaproveitamento visando a construção de uma consciência social, ambiental e econômico, além de contribuir como ferramenta de transformação cultural da sociedade como um todo. Foi realizada a distribuição em equipes com o objetivo de pesquisar materiais reaproveitáveis para a confecção de utensílios básicos para o dia a dia como: vassouras, porta lápis, assentos, porta trecos, pufes, vassouras, brinquedos entre outros objetos. As atividades propostas pelo projeto obtiveram uma participação efetiva dos alunos sendo possível perceber uma integração e interesse na disciplina e no macrocampo por se tratar de algo atrativo, sustentável e economicamente viável e que se configurou como algo inovador no que se refere a metodologia de trabalho integrado dentro da nova realidade do Ensino Médio Inovador.  A utilização da pedagogia de projetos associada  a problematizações socioambientais e ao interesse dos alunos como metodologia de ensino se mostrou eficiente como alternativa de melhoramento do rendimento dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, INTEGRAÇÃO CURRICULAR, SUTENTABILIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_17_24_54_idinscrito_234_4c3cc28a565e3ed476400aec0e898794.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:16"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WEDELL JACKSON DE CALDAS MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "WEDELL JACKSON"
    "autor_email" => "wedellprofessor@gmail.com"
    "autor_ies" => "FARO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O projeto de cunho socioambiental PETECONOMIA foi desenvolvido na E.E.E.M.I. Auzanir Lacerda com alunos dos primeiros e terceiro anos do Ensino Médio na disciplina de geografia em interdisciplinaridade com o macrocampo Integração Curricular. Objetivou-se com este trabalho analisar, selecionar e planejar ações de sustentabilidade permanentes que facilitem a vida e mantenham o equilíbrio necessário para a nossa sobrevivência, a fim de garantir condições para gerações presentes e futuras. Este projeto foi realizado com base na reutilização de garrafas PET e outros materiais plásticos facilmente encontrados na escola e nas residências dos alunos. Para o desenvolvimento das atividades foram realizadas pesquisas bibliográficas na biblioteca escolar e no laboratório de informática como primeira etapa de localização de informações complementares aos conteúdos ministrados em sala de aula e que pudessem agregar mais informações nas pesquisas sobre: fabricação, tempo de decomposição, problemas gerados pela poluição, proliferação de doenças e formas de reaproveitamento visando a construção de uma consciência social, ambiental e econômico, além de contribuir como ferramenta de transformação cultural da sociedade como um todo. Foi realizada a distribuição em equipes com o objetivo de pesquisar materiais reaproveitáveis para a confecção de utensílios básicos para o dia a dia como: vassouras, porta lápis, assentos, porta trecos, pufes, vassouras, brinquedos entre outros objetos. As atividades propostas pelo projeto obtiveram uma participação efetiva dos alunos sendo possível perceber uma integração e interesse na disciplina e no macrocampo por se tratar de algo atrativo, sustentável e economicamente viável e que se configurou como algo inovador no que se refere a metodologia de trabalho integrado dentro da nova realidade do Ensino Médio Inovador. A utilização da pedagogia de projetos associada a problematizações socioambientais e ao interesse dos alunos como metodologia de ensino se mostrou eficiente como alternativa de melhoramento do rendimento dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.