Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O ENSINO DA GEOGRAFIA NA INTERFACE DA PEDAGOGIA DE PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS E DO MACROCAMPO INTEGRAÇÃO CURRICULAR.

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, INTEGRAÇÃO CURRICULAR, SUTENTABILIDADE Comunicação Oral (CO) Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

O projeto de cunho socioambiental PETECONOMIA foi desenvolvido na E.E.E.M.I. Auzanir Lacerda com alunos dos primeiros e terceiro anos do Ensino Médio na disciplina de geografia em interdisciplinaridade com o macrocampo Integração Curricular. Objetivou-se com este trabalho analisar, selecionar e planejar ações de sustentabilidade permanentes que facilitem a vida e mantenham o equilíbrio necessário para a nossa sobrevivência, a fim de garantir condições para gerações presentes e futuras. Este projeto foi realizado com base na reutilização de garrafas PET e outros materiais plásticos facilmente encontrados na escola e nas residências dos alunos. Para o desenvolvimento das atividades foram realizadas pesquisas bibliográficas na biblioteca escolar e no laboratório de informática como primeira etapa de localização de informações complementares aos conteúdos ministrados em sala de aula e que pudessem agregar mais informações nas pesquisas sobre: fabricação, tempo de decomposição, problemas gerados pela poluição, proliferação de doenças e formas de reaproveitamento visando a construção de uma consciência social, ambiental e econômico, além de contribuir como ferramenta de transformação cultural da sociedade como um todo. Foi realizada a distribuição em equipes com o objetivo de pesquisar materiais reaproveitáveis para a confecção de utensílios básicos para o dia a dia como: vassouras, porta lápis, assentos, porta trecos, pufes, vassouras, brinquedos entre outros objetos. As atividades propostas pelo projeto obtiveram uma participação efetiva dos alunos sendo possível perceber uma integração e interesse na disciplina e no macrocampo por se tratar de algo atrativo, sustentável e economicamente viável e que se configurou como algo inovador no que se refere a metodologia de trabalho integrado dentro da nova realidade do Ensino Médio Inovador. A utilização da pedagogia de projetos associada a problematizações socioambientais e ao interesse dos alunos como metodologia de ensino se mostrou eficiente como alternativa de melhoramento do rendimento dos alunos.

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