O ENSINO DA GEOGRAFIA NA INTERFACE DA PEDAGOGIA DE PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS E DO MACROCAMPO INTEGRAÇÃO CURRICULAR.
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10191 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 684 "inscrito_id" => 234 "titulo" => "O ENSINO DA GEOGRAFIA NA INTERFACE DA PEDAGOGIA DE PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS E DO MACROCAMPO INTEGRAÇÃO CURRICULAR." "resumo" => "O projeto de cunho socioambiental PETECONOMIA foi desenvolvido na E.E.E.M.I. Auzanir Lacerda com alunos dos primeiros e terceiro anos do Ensino Médio na disciplina de geografia em interdisciplinaridade com o macrocampo Integração Curricular. Objetivou-se com este trabalho analisar, selecionar e planejar ações de sustentabilidade permanentes que facilitem a vida e mantenham o equilíbrio necessário para a nossa sobrevivência, a fim de garantir condições para gerações presentes e futuras. Este projeto foi realizado com base na reutilização de garrafas PET e outros materiais plásticos facilmente encontrados na escola e nas residências dos alunos. Para o desenvolvimento das atividades foram realizadas pesquisas bibliográficas na biblioteca escolar e no laboratório de informática como primeira etapa de localização de informações complementares aos conteúdos ministrados em sala de aula e que pudessem agregar mais informações nas pesquisas sobre: fabricação, tempo de decomposição, problemas gerados pela poluição, proliferação de doenças e formas de reaproveitamento visando a construção de uma consciência social, ambiental e econômico, além de contribuir como ferramenta de transformação cultural da sociedade como um todo. Foi realizada a distribuição em equipes com o objetivo de pesquisar materiais reaproveitáveis para a confecção de utensílios básicos para o dia a dia como: vassouras, porta lápis, assentos, porta trecos, pufes, vassouras, brinquedos entre outros objetos. As atividades propostas pelo projeto obtiveram uma participação efetiva dos alunos sendo possível perceber uma integração e interesse na disciplina e no macrocampo por se tratar de algo atrativo, sustentável e economicamente viável e que se configurou como algo inovador no que se refere a metodologia de trabalho integrado dentro da nova realidade do Ensino Médio Inovador. A utilização da pedagogia de projetos associada a problematizações socioambientais e ao interesse dos alunos como metodologia de ensino se mostrou eficiente como alternativa de melhoramento do rendimento dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, INTEGRAÇÃO CURRICULAR, SUTENTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_17_24_54_idinscrito_234_4c3cc28a565e3ed476400aec0e898794.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:16" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WEDELL JACKSON DE CALDAS MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "WEDELL JACKSON" "autor_email" => "wedellprofessor@gmail.com" "autor_ies" => "FARO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10191 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 684 "inscrito_id" => 234 "titulo" => "O ENSINO DA GEOGRAFIA NA INTERFACE DA PEDAGOGIA DE PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS E DO MACROCAMPO INTEGRAÇÃO CURRICULAR." "resumo" => "O projeto de cunho socioambiental PETECONOMIA foi desenvolvido na E.E.E.M.I. Auzanir Lacerda com alunos dos primeiros e terceiro anos do Ensino Médio na disciplina de geografia em interdisciplinaridade com o macrocampo Integração Curricular. Objetivou-se com este trabalho analisar, selecionar e planejar ações de sustentabilidade permanentes que facilitem a vida e mantenham o equilíbrio necessário para a nossa sobrevivência, a fim de garantir condições para gerações presentes e futuras. Este projeto foi realizado com base na reutilização de garrafas PET e outros materiais plásticos facilmente encontrados na escola e nas residências dos alunos. Para o desenvolvimento das atividades foram realizadas pesquisas bibliográficas na biblioteca escolar e no laboratório de informática como primeira etapa de localização de informações complementares aos conteúdos ministrados em sala de aula e que pudessem agregar mais informações nas pesquisas sobre: fabricação, tempo de decomposição, problemas gerados pela poluição, proliferação de doenças e formas de reaproveitamento visando a construção de uma consciência social, ambiental e econômico, além de contribuir como ferramenta de transformação cultural da sociedade como um todo. Foi realizada a distribuição em equipes com o objetivo de pesquisar materiais reaproveitáveis para a confecção de utensílios básicos para o dia a dia como: vassouras, porta lápis, assentos, porta trecos, pufes, vassouras, brinquedos entre outros objetos. As atividades propostas pelo projeto obtiveram uma participação efetiva dos alunos sendo possível perceber uma integração e interesse na disciplina e no macrocampo por se tratar de algo atrativo, sustentável e economicamente viável e que se configurou como algo inovador no que se refere a metodologia de trabalho integrado dentro da nova realidade do Ensino Médio Inovador. A utilização da pedagogia de projetos associada a problematizações socioambientais e ao interesse dos alunos como metodologia de ensino se mostrou eficiente como alternativa de melhoramento do rendimento dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, INTEGRAÇÃO CURRICULAR, SUTENTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_17_24_54_idinscrito_234_4c3cc28a565e3ed476400aec0e898794.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:16" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WEDELL JACKSON DE CALDAS MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "WEDELL JACKSON" "autor_email" => "wedellprofessor@gmail.com" "autor_ies" => "FARO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }