A atividade de regência é parte obrigatória das atividades desenvolvidas pelo Programa Residência Pedagógica – PRP o qual está em desenvolvimento no curso de Pedagogia CERES/CAICÓ-RN. Sua metodologia envolve estudo de textos e discussões coletivas, observações da prática pedagógica em sala de aula, promovendo o contato dos residentes com a rotina de uma escola de educação básica, planejando e executando intervenções pedagógicas. O objetivo principal do programa é desenvolver a capacidade dos residentes de integrarem conhecimentos e saberes pedagógicos que envolvem teoria e prática, através dos estudos e diálogos com os preceptores. O escrito tem como intuito relatar e analisar a experiência da residente em atividades desenvolvidas na turma de creche II na Escola Municipal de Educação Infantil Dona Oscarina de Oliveira Torres, localizada em Caicó-RN. O processo metodológico ocorreu a partir de leituras de Freire (1996); Libânio (2007); Tardif (2002), entre outros, e observação feitas na turma. Ocorreram as aplicações/intervenções didáticas. Considerando a proposta do PRP delineada nesse trabalho, foi possível analisar a necessidade, no ambiente escolar, de métodos que trabalhem com as crianças a concentração, o trabalho em grupo e o emocional. Os resultados da experiência mostraram a importância da prática do planejamento instrucional, da interação com a comunidade escolar para que se consiga realizar a ponte entre o conhecimento teórico e prático. A experiência suscitou a necessidade de aprofundamentos sobre saberes da prática de ensino, ao longo do curso de formação de professores, principalmente, de atividades que priorizem a inserção do graduando nos contextos da profissão onde irá atuar.