Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98425
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4997
    "inscrito_id" => 16202
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "A atividade de regência é parte obrigatória das atividades desenvolvidas pelo Programa Residência Pedagógica – PRP o qual está em desenvolvimento no curso de Pedagogia CERES/CAICÓ-RN. Sua metodologia envolve estudo de textos e discussões coletivas, observações da prática pedagógica em sala de aula, promovendo o contato dos residentes com a rotina de uma escola de educação básica, planejando e executando intervenções pedagógicas. O objetivo principal do programa é desenvolver a capacidade dos residentes de integrarem conhecimentos e saberes pedagógicos que envolvem teoria e prática, através dos estudos e diálogos com os preceptores. O escrito tem como intuito relatar e analisar a experiência da residente em atividades desenvolvidas na turma de creche II na Escola Municipal de Educação Infantil Dona Oscarina de Oliveira Torres, localizada em Caicó-RN. O processo metodológico ocorreu a partir de leituras de Freire (1996); Libânio (2007); Tardif (2002), entre outros, e observação feitas na turma. Ocorreram as aplicações/intervenções didáticas. Considerando a proposta do PRP delineada nesse trabalho, foi possível analisar a necessidade, no ambiente escolar, de métodos que trabalhem com as crianças a concentração, o trabalho em grupo e o emocional. Os resultados da experiência mostraram a importância da prática do planejamento instrucional, da interação com a comunidade escolar para que se consiga realizar a ponte entre o conhecimento teórico e prático. A experiência suscitou a necessidade de aprofundamentos sobre saberes da prática de ensino, ao longo do curso de formação de professores, principalmente, de atividades que priorizem a inserção do graduando nos contextos da profissão onde irá atuar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16202_TB4997_29112023191207.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEANE MARIA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JOSEANE SANTOS"
    "autor_email" => "joseanemsn1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98425
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4997
    "inscrito_id" => 16202
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "A atividade de regência é parte obrigatória das atividades desenvolvidas pelo Programa Residência Pedagógica – PRP o qual está em desenvolvimento no curso de Pedagogia CERES/CAICÓ-RN. Sua metodologia envolve estudo de textos e discussões coletivas, observações da prática pedagógica em sala de aula, promovendo o contato dos residentes com a rotina de uma escola de educação básica, planejando e executando intervenções pedagógicas. O objetivo principal do programa é desenvolver a capacidade dos residentes de integrarem conhecimentos e saberes pedagógicos que envolvem teoria e prática, através dos estudos e diálogos com os preceptores. O escrito tem como intuito relatar e analisar a experiência da residente em atividades desenvolvidas na turma de creche II na Escola Municipal de Educação Infantil Dona Oscarina de Oliveira Torres, localizada em Caicó-RN. O processo metodológico ocorreu a partir de leituras de Freire (1996); Libânio (2007); Tardif (2002), entre outros, e observação feitas na turma. Ocorreram as aplicações/intervenções didáticas. Considerando a proposta do PRP delineada nesse trabalho, foi possível analisar a necessidade, no ambiente escolar, de métodos que trabalhem com as crianças a concentração, o trabalho em grupo e o emocional. Os resultados da experiência mostraram a importância da prática do planejamento instrucional, da interação com a comunidade escolar para que se consiga realizar a ponte entre o conhecimento teórico e prático. A experiência suscitou a necessidade de aprofundamentos sobre saberes da prática de ensino, ao longo do curso de formação de professores, principalmente, de atividades que priorizem a inserção do graduando nos contextos da profissão onde irá atuar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16202_TB4997_29112023191207.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEANE MARIA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JOSEANE SANTOS"
    "autor_email" => "joseanemsn1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A atividade de regência é parte obrigatória das atividades desenvolvidas pelo Programa Residência Pedagógica – PRP o qual está em desenvolvimento no curso de Pedagogia CERES/CAICÓ-RN. Sua metodologia envolve estudo de textos e discussões coletivas, observações da prática pedagógica em sala de aula, promovendo o contato dos residentes com a rotina de uma escola de educação básica, planejando e executando intervenções pedagógicas. O objetivo principal do programa é desenvolver a capacidade dos residentes de integrarem conhecimentos e saberes pedagógicos que envolvem teoria e prática, através dos estudos e diálogos com os preceptores. O escrito tem como intuito relatar e analisar a experiência da residente em atividades desenvolvidas na turma de creche II na Escola Municipal de Educação Infantil Dona Oscarina de Oliveira Torres, localizada em Caicó-RN. O processo metodológico ocorreu a partir de leituras de Freire (1996); Libânio (2007); Tardif (2002), entre outros, e observação feitas na turma. Ocorreram as aplicações/intervenções didáticas. Considerando a proposta do PRP delineada nesse trabalho, foi possível analisar a necessidade, no ambiente escolar, de métodos que trabalhem com as crianças a concentração, o trabalho em grupo e o emocional. Os resultados da experiência mostraram a importância da prática do planejamento instrucional, da interação com a comunidade escolar para que se consiga realizar a ponte entre o conhecimento teórico e prático. A experiência suscitou a necessidade de aprofundamentos sobre saberes da prática de ensino, ao longo do curso de formação de professores, principalmente, de atividades que priorizem a inserção do graduando nos contextos da profissão onde irá atuar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.