COSTA, Kathe Ellen Sousa et al.. A cartilha como recurso didático no ensino de geografia. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/97830>. Acesso em: 23/12/2024 05:15
Tornar o ensino atrativo aos alunos é uma das maiores dificuldades encontradas dentro dos espaços de sala de aula, portanto é fundamental que professores busquem instrumentos que auxiliem no processo de aprendizagem dos discentes, e para isto é preciso inovar. Considerando estes aspectos, esta pesquisa tem como seu principal objetivo elucidar a produção e utilização da cartilha como recurso pedagógico no ensino básico de Geografia, a partir de uma revisão bibliográfica e análise da produção de uma cartilha para abordagem de conteúdos da Geografia nos ensinos fundamental e médio dentro da perspectiva da educação ambiental. Ao escolher um material didático, é preciso compreender o seu processo de produção, o planejamento e a aplicação do mesmo. É importante também que este esteja bem alicerçado em um planejamento e de acordo com os objetivos do plano de aula, ou sequência didática que visa a sua utilização como principal recurso. Além do interesse que um recurso didático pode proporcionar, uma cartilha produzida para um público específico possibilita um maior envolvimento destes com o conteúdo trabalhado, despertando para o interesse em temáticas que correspondem ao ensino de Geografia, possibilitando a construção do conhecimento ativo, criativo e crítico para todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, a cartilha como recurso didático mostrou-se um material atrativo, que desperta interesse e envolvimento a partir do primeiro contato. A estrutura dinâmica e os conteúdos trabalhados de forma concisa, abordam diferentes temas, sendo assim um material com aplicações múltiplas, e que pode ser trabalhado de maneira interdisciplinar, sendo um instrumento com potencialidade para a educação.