A presente pesquisa tenciona a salientar as ferramentas digitais não somente compreendidas como pertinentes alternativas didáticas, como também um recurso que impulsione a sua utilidade no contexto educacional pelo pensar/agir do aluno e do professor. Desse modo, essas tecnologias surgem como uma viável opção que poderão complementar o processo do ensinar – que percorre uma via de mão dupla com o aprender – para inúmeras vertentes do conhecimento. Inclusive, cabe ressaltar que os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Biologia, de maneira eventual, encontram-se à margem desses meios digitais devido ao pouco uso neste setor. Nessa linha de pensamento, buscar-se-á, para enveredamento no crivo investigativo deste estudo, apresentar uma contextualização voltada ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) com ênfase na ótica educacional da área da Biologia e da Língua Portuguesa. Assim sendo, os recursos digitais selecionados, no dissertar desta análise, para o ensino do componente Língua Portuguesa foram “Wattpad”,“Padlet”, “Blogs”; enquanto que para o ensino da Biologia utilizaram-se as plataformas: “Quizizz”, “WordWall” e “PhET Interactive Simulations”. O desejo de explaná-las ocorre pela sua importância, ou seja, o seu prático manuseamento e sua notável visibilidade para serem acessadas. Além disso, contribuem para que o mediador possa se familiarizar com essas práticas digitais e, com isso, possa adotá-las no cotidiano escolar e romper com os paradigmas de resistência para utilização das ferramentas tecnológicas. Nota-se, como propício, um habitual uso dessas, em especial, para os componentes de exatas. Contudo, há uma lacuna percebida, para seu uso em Língua Portuguesa e Biologia. Essa carência, nessas áreas supracitadas, instigou para que este estudo fosse feito. Este trabalho configura-se como bibliográfico, recorre de uma análise qualitativa. Assim sendo, esses suportes tecnológicos não podem ser associados como uma exclusiva maneira de se aprender hodiernamente, mas como colaboradores/potencializadores do ensinar/aprender atualmente.