Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE APLICATIVO PARA AUXILIAR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NÃO VERBAIS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98170
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4669
    "inscrito_id" => 440
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE APLICATIVO PARA AUXILIAR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NÃO VERBAIS"
    "resumo" => "Neste trabalho apresentamos um protótipo de aplicativo desenvolvido para auxiliar crianças autistas com déficit de comunicação a interagir de forma lúdica com o meio social e a aprimorar suas habilidades comunicativas. O aplicativo utiliza jogos e brincadeiras como principais meios de comunicação e expressão da criança, e permite que os responsáveis preencham um questionário qualitativo para traçar um perfil específico para cada usuário. Com base nesse perfil, o aplicativo oferece atividades adequadas às necessidades, habilidades e preferências de cada criança. Através de uma interface de fácil acesso, o aplicativo possibilita o diálogo entre a criança e o meio social, permitindo que ela demonstre suas reações e sentimentos de maneira lúdica. O objetivo principal é melhorar a interação das crianças autistas com o ambiente em que estão inseridas, utilizando desenhos, jogos, pintura, músicas e vídeos para incentivar a comunicação através da brincadeira. O aplicativo proporciona um ambiente seguro e estimulante para que a criança expresse seu mundo interior, incluindo suas aflições, de forma divertida. Além disso, o aplicativo utiliza as ferramentas tecnológicas móveis, como tablts e smartphones, para facilitar o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças autistas. Através de uma abordagem interdisciplinar, o aplicativo pode ser utilizado como uma ferramenta de apoio pelos pais, terapeutas, pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos e professores, visando proporcionar uma aprendizagem diversificada e melhorar a qualidade de vida das crianças com autismo. O protótipo desenvolvido busca respeitar as limitações e peculiaridades de cada criança, envolvendo ativamente os pais e/ou responsáveis no processo de alimentação do aplicativo, de modo a tornar a experiência agradável e personalizada para cada usuário."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID440_TB4669_18062023193657.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIKELLY BONFIM ANJOS"
    "autor_nome_curto" => "MIKELLY"
    "autor_email" => "mikellybonfim@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98170
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4669
    "inscrito_id" => 440
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE APLICATIVO PARA AUXILIAR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NÃO VERBAIS"
    "resumo" => "Neste trabalho apresentamos um protótipo de aplicativo desenvolvido para auxiliar crianças autistas com déficit de comunicação a interagir de forma lúdica com o meio social e a aprimorar suas habilidades comunicativas. O aplicativo utiliza jogos e brincadeiras como principais meios de comunicação e expressão da criança, e permite que os responsáveis preencham um questionário qualitativo para traçar um perfil específico para cada usuário. Com base nesse perfil, o aplicativo oferece atividades adequadas às necessidades, habilidades e preferências de cada criança. Através de uma interface de fácil acesso, o aplicativo possibilita o diálogo entre a criança e o meio social, permitindo que ela demonstre suas reações e sentimentos de maneira lúdica. O objetivo principal é melhorar a interação das crianças autistas com o ambiente em que estão inseridas, utilizando desenhos, jogos, pintura, músicas e vídeos para incentivar a comunicação através da brincadeira. O aplicativo proporciona um ambiente seguro e estimulante para que a criança expresse seu mundo interior, incluindo suas aflições, de forma divertida. Além disso, o aplicativo utiliza as ferramentas tecnológicas móveis, como tablts e smartphones, para facilitar o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças autistas. Através de uma abordagem interdisciplinar, o aplicativo pode ser utilizado como uma ferramenta de apoio pelos pais, terapeutas, pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos e professores, visando proporcionar uma aprendizagem diversificada e melhorar a qualidade de vida das crianças com autismo. O protótipo desenvolvido busca respeitar as limitações e peculiaridades de cada criança, envolvendo ativamente os pais e/ou responsáveis no processo de alimentação do aplicativo, de modo a tornar a experiência agradável e personalizada para cada usuário."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID440_TB4669_18062023193657.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIKELLY BONFIM ANJOS"
    "autor_nome_curto" => "MIKELLY"
    "autor_email" => "mikellybonfim@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Neste trabalho apresentamos um protótipo de aplicativo desenvolvido para auxiliar crianças autistas com déficit de comunicação a interagir de forma lúdica com o meio social e a aprimorar suas habilidades comunicativas. O aplicativo utiliza jogos e brincadeiras como principais meios de comunicação e expressão da criança, e permite que os responsáveis preencham um questionário qualitativo para traçar um perfil específico para cada usuário. Com base nesse perfil, o aplicativo oferece atividades adequadas às necessidades, habilidades e preferências de cada criança. Através de uma interface de fácil acesso, o aplicativo possibilita o diálogo entre a criança e o meio social, permitindo que ela demonstre suas reações e sentimentos de maneira lúdica. O objetivo principal é melhorar a interação das crianças autistas com o ambiente em que estão inseridas, utilizando desenhos, jogos, pintura, músicas e vídeos para incentivar a comunicação através da brincadeira. O aplicativo proporciona um ambiente seguro e estimulante para que a criança expresse seu mundo interior, incluindo suas aflições, de forma divertida. Além disso, o aplicativo utiliza as ferramentas tecnológicas móveis, como tablts e smartphones, para facilitar o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças autistas. Através de uma abordagem interdisciplinar, o aplicativo pode ser utilizado como uma ferramenta de apoio pelos pais, terapeutas, pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos e professores, visando proporcionar uma aprendizagem diversificada e melhorar a qualidade de vida das crianças com autismo. O protótipo desenvolvido busca respeitar as limitações e peculiaridades de cada criança, envolvendo ativamente os pais e/ou responsáveis no processo de alimentação do aplicativo, de modo a tornar a experiência agradável e personalizada para cada usuário.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.