DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE APLICATIVO PARA AUXILIAR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NÃO VERBAIS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98170 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4669 "inscrito_id" => 440 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE APLICATIVO PARA AUXILIAR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NÃO VERBAIS" "resumo" => "Neste trabalho apresentamos um protótipo de aplicativo desenvolvido para auxiliar crianças autistas com déficit de comunicação a interagir de forma lúdica com o meio social e a aprimorar suas habilidades comunicativas. O aplicativo utiliza jogos e brincadeiras como principais meios de comunicação e expressão da criança, e permite que os responsáveis preencham um questionário qualitativo para traçar um perfil específico para cada usuário. Com base nesse perfil, o aplicativo oferece atividades adequadas às necessidades, habilidades e preferências de cada criança. Através de uma interface de fácil acesso, o aplicativo possibilita o diálogo entre a criança e o meio social, permitindo que ela demonstre suas reações e sentimentos de maneira lúdica. O objetivo principal é melhorar a interação das crianças autistas com o ambiente em que estão inseridas, utilizando desenhos, jogos, pintura, músicas e vídeos para incentivar a comunicação através da brincadeira. O aplicativo proporciona um ambiente seguro e estimulante para que a criança expresse seu mundo interior, incluindo suas aflições, de forma divertida. Além disso, o aplicativo utiliza as ferramentas tecnológicas móveis, como tablts e smartphones, para facilitar o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças autistas. Através de uma abordagem interdisciplinar, o aplicativo pode ser utilizado como uma ferramenta de apoio pelos pais, terapeutas, pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos e professores, visando proporcionar uma aprendizagem diversificada e melhorar a qualidade de vida das crianças com autismo. O protótipo desenvolvido busca respeitar as limitações e peculiaridades de cada criança, envolvendo ativamente os pais e/ou responsáveis no processo de alimentação do aplicativo, de modo a tornar a experiência agradável e personalizada para cada usuário." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID440_TB4669_18062023193657.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIKELLY BONFIM ANJOS" "autor_nome_curto" => "MIKELLY" "autor_email" => "mikellybonfim@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98170 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4669 "inscrito_id" => 440 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE APLICATIVO PARA AUXILIAR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NÃO VERBAIS" "resumo" => "Neste trabalho apresentamos um protótipo de aplicativo desenvolvido para auxiliar crianças autistas com déficit de comunicação a interagir de forma lúdica com o meio social e a aprimorar suas habilidades comunicativas. O aplicativo utiliza jogos e brincadeiras como principais meios de comunicação e expressão da criança, e permite que os responsáveis preencham um questionário qualitativo para traçar um perfil específico para cada usuário. Com base nesse perfil, o aplicativo oferece atividades adequadas às necessidades, habilidades e preferências de cada criança. Através de uma interface de fácil acesso, o aplicativo possibilita o diálogo entre a criança e o meio social, permitindo que ela demonstre suas reações e sentimentos de maneira lúdica. O objetivo principal é melhorar a interação das crianças autistas com o ambiente em que estão inseridas, utilizando desenhos, jogos, pintura, músicas e vídeos para incentivar a comunicação através da brincadeira. O aplicativo proporciona um ambiente seguro e estimulante para que a criança expresse seu mundo interior, incluindo suas aflições, de forma divertida. Além disso, o aplicativo utiliza as ferramentas tecnológicas móveis, como tablts e smartphones, para facilitar o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças autistas. Através de uma abordagem interdisciplinar, o aplicativo pode ser utilizado como uma ferramenta de apoio pelos pais, terapeutas, pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos e professores, visando proporcionar uma aprendizagem diversificada e melhorar a qualidade de vida das crianças com autismo. O protótipo desenvolvido busca respeitar as limitações e peculiaridades de cada criança, envolvendo ativamente os pais e/ou responsáveis no processo de alimentação do aplicativo, de modo a tornar a experiência agradável e personalizada para cada usuário." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID440_TB4669_18062023193657.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIKELLY BONFIM ANJOS" "autor_nome_curto" => "MIKELLY" "autor_email" => "mikellybonfim@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }