Este artigo tem a intenção de tornar visível a prática pedagógica realizada em uma turma do Ensino Fundamental 1, da Escola Paroquial do Loteamento Samambaia – Petrópolis, RJ, a qual discutiu a valorização dos vestígios socialmente produzidos, ressaltando a oralidade como fonte histórica primordial para o reconhecimento da cultura local e regional, perpassando outras fontes tão relevantes quanto. Por meio de relatos de familiares dos próprios alunos, a história do bairro onde a escola se localiza e eles residem, foi reconstituída em forma de linha do tempo. Fotos antigas e revisitação das imagens obtidas nelas, fizeram com que eles refletissem sobre as transformações que ocorreram com o tempo, bem como discutissem sobre como eles são responsáveis pelo que fazem no presente, que um dia será também história. Estimulados pela importância das fontes históricas para o reconhecimento cultural, produziram um documentário – ou um vestígio audiovisual, para que essa história pudesse ser repassada para outras gerações. Nessa produção, recolheram entrevistas e apresentaram as fotos antigas e atuais nos espaços revisitados, contando o porquê de o bairro estar do jeito que é hoje, e se colocando como protagonistas da construção do próprio aprendizado.