CARVALHO, Tamires Salla et al.. A matemática envolvida na produção de sucos naturais. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/99235>. Acesso em: 07/11/2024 23:27
A alimentação saudável é um tema bastante discutido pela sociedade pelo fato de existir uma relação com a prevenção de possíveis doenças, além da estética. A obesidade, por exemplo, tem apresentado problemas para a população, assim como a asma, hipertensão e diabetes. A alimentação saudável vem para minimizar esses efeitos negativos e propiciar refeições mais construtivas para o organismo. Acredita-se que a conscientização desse tema deve iniciar na escola, conhecendo-se a realidade socioeconômica de nossas crianças. O objetivo desta atividade foi promover a importância de uma alimentação saudável no ambiente escolar, na produção de sucos naturais, explorando-se o conceito de proporcionalidade. Realizou-se uma atividade prática com os alunos, produzindo-se quatro sucos naturais, na turma do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Nair Alves Bratti, localizada em Sombrio/SC. Onde a turma dividida em grupos calculou as proporções estabelecidas em cada receita, de modo que todos degustassem as bebidas selecionadas, para aguçar seu paladar. Diante do exposto, percebeu-se uma aprovação da atividade por parte dos alunos. Apesar de encontrarem dificuldades na elaboração dos cálculos matemáticos, mostraram-se bem engajados na produção de seus sucos e na degustação dos mesmos. Além disso, reconheceram a importância dos sucos naturais para a sua saúde, ainda que não estejam ainda habituados a incluir em suas alimentações. O curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado Sombrio, presa por atividades onde os acadêmicos apliquem os saberes/conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas no decorrer do curso, buscando-se estabelecer relações entre teoria e prática, ao planejar e executar uma proposta didática que vise a promoção da aprendizagem significativa. Assim, oportunizar aos licenciandos uma formação de educadores interessados em promover uma aprendizagem em que os estudantes deem significados aos conceitos matemáticos estudados, consolidando-os.