O jogo quando utilizado, no processo de ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos, transformam-se num grande aliado do professor, por trazer inúmeras contribuições ao aprendizado do aluno. Diante disso, este artigo apresenta como objetivo, analisar as contribuições dos jogos como recurso pedagógico, no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do primeiro ano do ensino fundamental dos anos iniciais. O interesse por este tema surgiu, durante o Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental nos anos iniciais, onde foram observadas as estratégias empregadas nas aulas de matemática em uma turma de primeiro ano. Após cinco semanas de observação, surgiram as inquietações mediante algumas estratégias utilizadas nas aulas de matemática da turma observada. A metodologia utilizada neste trabalho seguiu a abordagem qualitativa, onde ocorreram as observações e a coleta de dados por meio de uma entrevista à professora da turma. A discussão fundamenta-se nos estudos de Vygotsky (1984), Gardner (1967), Groenwald e Timm (2002), Moura (1992), Borin (1996), Smole (2007), Langer (1999), entre outros. Os resultados sugerem que é necessário ao professor rever a abordagem utilizada em sala de aula, de modo que ao utilizar os jogos no ensino de matemática, o aluno torne-se mais independente, desenvolva raciocínio lógico e resolva problemas de modo mais autônomo.