A presente pesquisa tem como objetivo central ressaltar a relevância da utilização de filmes na prática do ensino a partir da realidade vivenciada através do projeto de extensão “Práticas cineclubistas na escola da infância” realizado no Núcleo de Educação Infantil (NEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A metodologia utilizada baseia-se, fundamentalmente, em pesquisas bibliográficas acerca da temática, somada à observação e à experiência prática. Convém destacar que a prática está vinculada ao componente curricular mídia-educação disposto para as séries de 4º e 5º ano do ensino fundamental - anos iniciais do NEI e, esporadicamente, em escolas convidadas. Faz-se necessário ressaltar como o projeto reforça o uso das mídias e tecnologias em sala de aula como uma metodologia com alto potencial, expondo como este recurso pode ser trabalhado de maneira eficaz ao ponto de desenvolver diferentes habilidades aos estudantes envolvidos no projeto. Em vista disso, conclui-se que a prática cineclubista também é válida para o educador, tanto aquele que está em formação quanto ao que já está inserido no contexto escolar, em virtude que permite uma renovação das práticas pedagógicas, indo além de uma educação bancária e alcançando uma responsabilidade pelo desenvolvimento formativo cultural, ético e social de todos os envolvidos.