Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão teórico-prática sobre o direito ao brincar como elemento fundante para o desenvolvimento infantil, por meio da ação extensionista “O brinc(ri)ar vai à escola”, vinculado ao projeto de extensão de uma IES pública do interior do Ceará, denominado Brinquedoteca: espaço lúdico para brinc(ri)ar. O referido projeto tem como objetivo proporcionar atividades lúdicas, por meio do brincar e criar, para sensibilizar sobre a importância do lúdico como uma dimensão do viver e direito da criança, e para compreender a brinquedoteca como um espaço por excelência para que ocorram essas atividades também tem como objetivo possibilitar um espaço propício ao brincar de forma livre; Estimular o desenvolvimento integral das crianças. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), afirma que o brincar se torna fundamental, tanto para o aprendizado, como para o desenvolvimento da criança. Na brincadeira, a criança aprende de forma prazerosa, através da socialização com outras crianças e adultos e na participação de diversas experiências lúdicas. A metodologia utilizada tem como base uma abordagem qualitativa e o relato de experiência como modalidade de pesquisa. Como aporte teórico Vygotsky (1984), Huizinga (1990) e Negrine (1994), dentre outros. A experiência relatada revela como resultado que é imprescindível que o brincar seja contemplado nas práticas pedagógicas, oferecendo às crianças momentos para a liberdade de criação, imaginação, explorando a si mesmas, o outro e o espaço. Como considerações finais pode-se afirmar que o direito ao brincar deve ser respeitado e oportunizado, uma vez que constitui uma ação fundante para o desenvolvimento infantil de forma integral.