O presente artigo descreve uma experiência realizada pelas preceptoras do Programa Residência Pedagógica na Etapa de Educação Infantil, desenvolvido pela Universidade Estadual de Alagoas- Campus II UNEAL. Objetivando-se contextualizar detalhadamente como ocorreu a imersão dos residentes na Escola-Campo de Educação Infantil: Creche Municipal Santa Quitéria, tomando como elementos de análise as inquietações, observações e reflexões registradas em cadernos de campo referentes aos anos de 2022 a 2023. Os procedimentos utilizados na atuação das preceptoras e docentes da Educação Básica se basearam na observação reflexiva, no registro diário na sala de aula, bem como nas reflexões feitas por meio dos estudos teóricos realizados em grupo na Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL (Campus II), com suporte revisão bibliográfica. Baseia-se em autores como Sacristán (2017), Pimenta e Lima (2017) e Freire (1996), Novoa (1991), Welfort (1996). No primeiro momento, aborda alguns relatos e vivências, no segundo os desafios e percepções mediante as práticas assumidas. Conclui-se que tal experiência pode ser compreendida como forma de romper a dicotomia entre teoria/prática, apresentando-se como lugar de muitas vozes em diálogos correlatos à cultura escolar e a práxis educativa que acreditamos contribuir com o desenvolvimento da práxis educativa na escola pública no município de Santana do Ipanema-AL