Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA TÉORICO/PRÁTICA DAS PRECEPTORAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) PEDAGOGIA- CAMPUS II DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101141
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8844
    "inscrito_id" => 319
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA TÉORICO/PRÁTICA DAS PRECEPTORAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) PEDAGOGIA- CAMPUS II DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS"
    "resumo" => "O presente artigo descreve uma experiência realizada pelas preceptoras do Programa Residência Pedagógica na Etapa de Educação Infantil, desenvolvido pela Universidade Estadual de Alagoas- Campus II UNEAL. Objetivando-se contextualizar detalhadamente como ocorreu a imersão dos residentes na Escola-Campo de Educação Infantil: Creche Municipal Santa Quitéria, tomando como elementos de análise as inquietações, observações e reflexões registradas em cadernos de campo referentes aos anos de 2022 a 2023. Os procedimentos utilizados na atuação das preceptoras e docentes da Educação Básica se basearam na observação reflexiva, no registro diário na sala de aula, bem como nas reflexões feitas por meio dos estudos teóricos realizados em grupo na Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL (Campus II), com suporte revisão bibliográfica. Baseia-se em autores como Sacristán (2017), Pimenta e Lima (2017) e Freire (1996), Novoa (1991), Welfort (1996). No primeiro momento, aborda alguns relatos e vivências, no segundo os desafios e percepções mediante as práticas assumidas. Conclui-se que tal experiência pode ser compreendida como forma de romper a dicotomia entre teoria/prática, apresentando-se como lugar de muitas vozes em diálogos correlatos à cultura escolar e a práxis educativa que acreditamos contribuir com o desenvolvimento da práxis educativa na escola pública no município de Santana do Ipanema-AL"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID319_TB8844_10122023160744.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA SOARES MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA"
    "autor_email" => "danipedagoga19@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101141
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8844
    "inscrito_id" => 319
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA TÉORICO/PRÁTICA DAS PRECEPTORAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) PEDAGOGIA- CAMPUS II DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS"
    "resumo" => "O presente artigo descreve uma experiência realizada pelas preceptoras do Programa Residência Pedagógica na Etapa de Educação Infantil, desenvolvido pela Universidade Estadual de Alagoas- Campus II UNEAL. Objetivando-se contextualizar detalhadamente como ocorreu a imersão dos residentes na Escola-Campo de Educação Infantil: Creche Municipal Santa Quitéria, tomando como elementos de análise as inquietações, observações e reflexões registradas em cadernos de campo referentes aos anos de 2022 a 2023. Os procedimentos utilizados na atuação das preceptoras e docentes da Educação Básica se basearam na observação reflexiva, no registro diário na sala de aula, bem como nas reflexões feitas por meio dos estudos teóricos realizados em grupo na Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL (Campus II), com suporte revisão bibliográfica. Baseia-se em autores como Sacristán (2017), Pimenta e Lima (2017) e Freire (1996), Novoa (1991), Welfort (1996). No primeiro momento, aborda alguns relatos e vivências, no segundo os desafios e percepções mediante as práticas assumidas. Conclui-se que tal experiência pode ser compreendida como forma de romper a dicotomia entre teoria/prática, apresentando-se como lugar de muitas vozes em diálogos correlatos à cultura escolar e a práxis educativa que acreditamos contribuir com o desenvolvimento da práxis educativa na escola pública no município de Santana do Ipanema-AL"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID319_TB8844_10122023160744.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA SOARES MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA"
    "autor_email" => "danipedagoga19@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo descreve uma experiência realizada pelas preceptoras do Programa Residência Pedagógica na Etapa de Educação Infantil, desenvolvido pela Universidade Estadual de Alagoas- Campus II UNEAL. Objetivando-se contextualizar detalhadamente como ocorreu a imersão dos residentes na Escola-Campo de Educação Infantil: Creche Municipal Santa Quitéria, tomando como elementos de análise as inquietações, observações e reflexões registradas em cadernos de campo referentes aos anos de 2022 a 2023. Os procedimentos utilizados na atuação das preceptoras e docentes da Educação Básica se basearam na observação reflexiva, no registro diário na sala de aula, bem como nas reflexões feitas por meio dos estudos teóricos realizados em grupo na Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL (Campus II), com suporte revisão bibliográfica. Baseia-se em autores como Sacristán (2017), Pimenta e Lima (2017) e Freire (1996), Novoa (1991), Welfort (1996). No primeiro momento, aborda alguns relatos e vivências, no segundo os desafios e percepções mediante as práticas assumidas. Conclui-se que tal experiência pode ser compreendida como forma de romper a dicotomia entre teoria/prática, apresentando-se como lugar de muitas vozes em diálogos correlatos à cultura escolar e a práxis educativa que acreditamos contribuir com o desenvolvimento da práxis educativa na escola pública no município de Santana do Ipanema-AL

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.