O presente estudo se trata de uma iniciativa de inclusão digital e objetivou compreender o quão necessário tem se tornado a imersão das pessoas no mundo da informática, bem como identificar e descrever o avanço tecnológico e a importância crescente da tecnologia no mundo moderno para então discutir como minimizar a atual preocupação em reduzir essa desigualdade educacional devido o acesso à educação em informática ser concentrada em áreas metropolitanas, enquanto regiões rurais e afastadas muitas vezes ficam excluídas dessa oportunidade. Para tanto, foi utilizado como método de coleta de dados questionários através de formulários e entrevistas no ambiente escolar em instituições públicas de ensino situadas no interior do Rio Grande do Norte. A partir da análise de dados, notou-se que, de fato, há um enorme desprovimento de conhecimento relacionado à área das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) nesse meio. Diante desse contexto, esta pesquisa, de caráter qualitativa, possui o intuito retratar os benefícios da aprendizagem da informática a fim de proporcionar igualdade de oportunidades educacionais, capacitando os alunos para o mundo digital e preparando-os para os desafios do mercado de trabalho, pois, ao expandir o acesso à informática para áreas rurais e regiões mais afastadas, é possível reduzir as disparidades educacionais e promover o desenvolvimento socioeconômico dessas localidades.