O presente artigo de revisão de literatura busca compreender a utilização da TV como recurso pedagógico no contexto pandêmico da COVID-19, sinalizando suas contribuições ao processo educacional em função da continuidade do ensino regular nas escolas públicas brasileiras. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, de caráter qualitativo, que ocorreu em dois momentos: no primeiro momento, foram sistematizados os textos, artigos e demais documentos sobre a TV e sua relação com a Educação, de modo a compreender o processo científico do dispositivo e sua historicidade; posteriormente, foram analisados os textos que traziam informações relevantes acerca do emprego da TV, como ferramenta didática para a continuidade do calendário escolar em contexto de aulas remotas, impostas pela pandemia de COVID-19. Para esta análise, delimitou-se o foco da pesquisa em relatos de experiências com o uso da TV em instituições públicas brasileiras, das diferentes esferas: federal, estadual e municipal. O trabalho traz a conclusão de que o aparato televisivo foi utilizado em larga escala durante a pandemia, configurando-se com uma das principais ações governamentais para a garantir a continuidade dos estudos, por meio de vídeo-aulas gravadas e programas educativos. Um dos principais motivos dessa implementação deve-se o fato de a TV ser um aparelho eletrônico de comunicação em massa dos mais populares, em comparação à outras mídias, sobretudo as digitais.