O uso de atividades de júri simulado é de grande importância para a aprendizagem ativa e o desenvolvimento da reflexão, autonomia e crítica do aluno. Em disciplinas relacionadas às temáticas sociais esta estratégia consiste num meio de abordagem de conteúdos capazes de gerar debates na sociedade proporcionando ao aluno o conhecimento de diferentes perspectivas. Assim, este relato busca descrever a experiência de um júri simulado sobre temas contemporâneos na disciplina de Sociologia e Filosofia da Educação Física ocorrido no semestre 2023.1 , na turma do 5º período do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. A atividade teve duração de cerca de quinze dias entre a preparação e a realização do Juri. Inicialmente a turma foi dividida em três equipes e foram distribuídas as funções de ataque, defesa e júri de forma igualitária para os três temas: O corpo do profissional de Educação Física, O corpo transsexual no esporte e questões de gênero e visibilidade no esporte. Durante a execução pode-se observar que alguns alunos buscaram dados de fontes externas aos conteúdos científicos além de expor com firmeza suas posições previamente definidas, sendo elas: ataque, defesa ou jurado. Ao final do júri de cada temática os alunos continuavam as discussões e questionavam a decisão do júri, assim conclui-se que o objetivo da atividade foi alcançado ao gerar reflexão nos alunos.