Este trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo conhecer as vivências de professores/as sobre a avaliação da aprendizagem em turmas do 5º ano em uma escola pública do município de Passira/PE, durante o ensino remoto. Nesse percurso investigou-se acerca da avaliação da aprendizagem, pautada no ato de avaliar, observando os instrumentos utilizados para a avaliação da aprendizagem dos estudantes. Tendo a avaliação emancipatória como concepção libertadora, e o desenvolvimento da avaliação da aprendizagem no ensino remoto, considerando o cenário que envolveu a sociedade no período pandêmico e de isolamento social. Tratou-se de um estudo de abordagem qualitativa, o instrumento adotado para coleta de dados foi o questionário, com propósito de investigar mais a fundo sobre o objeto em estudo. Os resultados possibilitaram compreender as dificuldades encontradas por professores/as e estudantes da rede pública de ensino durante o ensino remoto, apontando as metodologias reinventadas e práticas adotadas durante o processo de avaliação da aprendizagem levando em consideração a realidade dos sujeitos envolvidos e as dificuldades encontradas no processo de adaptação frente ao cenário escolar vivenciado. Ao concluir esta pesquisa, atingimos o objetivo abordado, compreendendo como ocorreu o processo de avaliação frente a ótica de observação dos professores/as envolvidos/as e suas respectivas vivências.