Este texto apresenta uma pesquisa monográfica que objetivou-se por discutir as principais possibilidades de contribuição dos estágios supervisionados nas escolas e das aulas das disciplinas de Práticas na universidade para o percurso de formação docente no curso de Pedagogia da UFRJ, em especial, a partir das leituras do arcabouço bibliográfico selecionado para esta investigação e dos documentos programáticos dessas cinco Práticas. Percebendo, como PIMENTA e LIMA (2005/2006), o estágio como campo de conhecimento, buscou-se, por método qualitativo, analisar os documentos públicos - legais como leis, pareceres, resoluções e afins; também institucionais dessas disciplinas e de seus estágios. Foram trabalhados aspectos do tema global, a Formação de Professores, sintonizados com subtemas os Estágios Supervisionados e o curso de Pedagogia. A partir da análise de dados, foi evidenciada a importância dos estágios, em especial, pela aproximação da formação docente inicial da UFRJ com o trabalho na escola. Mostraram-se também como relevantes o trabalho em coletivo nas aulas de Práticas na universidade, assim como o aspecto narrativo sobre as vivências no estágio, tanto nos relatos, nos registros no caderno narrativo de campo entre outros. As reflexões sobre tais dados foram construídas com base na interlocução teórica com os autores: Lüdke e André (1986), Libâneo e Pimenta (1999), Alves (2011), Tanuri (2000), Saviani (2009, 2008 e 2005), Xavier (2014), Pimenta e Lima (2005-2006), Pimenta (2012), Lüdke e Cruz (2005), Nóvoa (2020; 2019; 2017 e 2007), Gatti et al. (2019), Sarti (2019, 2013, 2012, 2009 e 2005); Cruz (2011), Helal e Süssekind (2012), Marafelli, Rodrigues e Brandão (2017) entre outros. Esse estudo culminou como significativo pela especificidade e potencialidade dos estágios no percurso de formação de professores na Pedagogia da UFRJ e pela contribuição para área diante das lacunas do tema na literatura educacional.