BNC - FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100782 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8253 "inscrito_id" => 23416 "titulo" => "BNC - FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA" "resumo" => "Esse artigo objetiva desvelar, a partir da Pedagogia Histórico-Crítica, a concepção de trabalho educativo presente no documento “Base Nacional Comum para a formação Continuada de professores da Educação Básica” e elaborar uma análise crítica a respeito da educação e formação continuada de professores. Nossa problemática, baseia-se em perceber o ideário que permeia no documento analisado e como se articula com os objetivos das classes sociais antagônicas nesta sociedade. Nesse aspecto, é imprescindível refletir sobre os alicerces que se estruturam o trabalho educativo. Para isso e por isso, realizou-se uma análise crítica do referido documento. O método científico a ser utilizado para análise do objeto proposto é a perspectiva ontológica marxista. A teoria educacional e pedagógica que embasa a investigação é a Pedagogia Histórico-Crítica. O método proposto concebe que a realidade social é uma totalidade, isto é, um conjunto de partes articuladas entre si, em permanente movimento, em determinação recíproca, marcada por mediações e contradições. Entende-se que a realidade social não é feita apenas daquilo que aparece imediatamente, ou seja, possui uma essência que corresponde a desmitificação da aparência. Nesse sentido, pode-se afirmar que o documento em questão não é neutro, ou seja, carrega ideários educacionais afinados com a lógica da sociedade capitalista. Fica evidente também, que a apropriação pelo professor de instrumentos, estratégias, metodologias ativas de aprendizagem são exaltadas e tida como condição para que o estudante atinja o pleno desenvolvimento. Sendo assim, a concepção de formação continuada de professores da Educação Básica presente no documento direciona-se a favor do esvaziamento de uma sólida formação. Faz-se assim, fundamental, pensá-la de forma crítica, e posicionar-se a favor de uma formação que esteja aliada aos interesses da classe trabalhadora e não da reprodução do capital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID23416_TB8253_15112023102102.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUCILENE DE SOUZA RUIZ" "autor_nome_curto" => "JUCILENE" "autor_email" => "jucileneruiz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100782 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8253 "inscrito_id" => 23416 "titulo" => "BNC - FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA" "resumo" => "Esse artigo objetiva desvelar, a partir da Pedagogia Histórico-Crítica, a concepção de trabalho educativo presente no documento “Base Nacional Comum para a formação Continuada de professores da Educação Básica” e elaborar uma análise crítica a respeito da educação e formação continuada de professores. Nossa problemática, baseia-se em perceber o ideário que permeia no documento analisado e como se articula com os objetivos das classes sociais antagônicas nesta sociedade. Nesse aspecto, é imprescindível refletir sobre os alicerces que se estruturam o trabalho educativo. Para isso e por isso, realizou-se uma análise crítica do referido documento. O método científico a ser utilizado para análise do objeto proposto é a perspectiva ontológica marxista. A teoria educacional e pedagógica que embasa a investigação é a Pedagogia Histórico-Crítica. O método proposto concebe que a realidade social é uma totalidade, isto é, um conjunto de partes articuladas entre si, em permanente movimento, em determinação recíproca, marcada por mediações e contradições. Entende-se que a realidade social não é feita apenas daquilo que aparece imediatamente, ou seja, possui uma essência que corresponde a desmitificação da aparência. Nesse sentido, pode-se afirmar que o documento em questão não é neutro, ou seja, carrega ideários educacionais afinados com a lógica da sociedade capitalista. Fica evidente também, que a apropriação pelo professor de instrumentos, estratégias, metodologias ativas de aprendizagem são exaltadas e tida como condição para que o estudante atinja o pleno desenvolvimento. Sendo assim, a concepção de formação continuada de professores da Educação Básica presente no documento direciona-se a favor do esvaziamento de uma sólida formação. Faz-se assim, fundamental, pensá-la de forma crítica, e posicionar-se a favor de uma formação que esteja aliada aos interesses da classe trabalhadora e não da reprodução do capital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID23416_TB8253_15112023102102.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUCILENE DE SOUZA RUIZ" "autor_nome_curto" => "JUCILENE" "autor_email" => "jucileneruiz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }