Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ANALISE DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DO PIBID - DIVERSIDADE – EDUCAÇÃO DO CAMPO

Palavra-chaves: LIVRO DIDÁTICO, ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO DO CAMPO Pôster (PO) Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2014-11-22 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9920
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 124
    "inscrito_id" => 1097
    "titulo" => "ANALISE DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DO PIBID - DIVERSIDADE – EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "resumo" => "A importância do uso do livro didático é incontestável, a problemática surge quando o livro passar a ser o único recurso utilizado para a construção da aprendizagem, o que tira a possibilidade dos alunos de conhecerem outras formas de pensar o mundo. Os livros didáticos são vistos de formas diferentes, alguns o vêem como grande  auxilio na sala de aula, outros como uma forma de acomodação e até mesmo um problema, pois vêem os seus conteúdos muito distanciados, da realidade vivida pelos alunos. Com essa disparidades de visões sobre o livro didático, surge a necessidade de analisar os livros didáticos de geografia  adotados nas escolas do campo. Sendo, assim, essa análise está inserida nas  ações desenvolvidas pelo o PIBID/Diversidades Educação do Campo subprojeto ciências Humanas e Sociais, o mesma  teve por objetivo realizar uma análise do livro didático de geografia  da 6º ano, intitulado “Geografia em foco”, destacando os conteúdos e conceito e sua estrutura didática.  A metodologia utilizada de inicio foi á escolha do livro didático  a ser analisado, no qual foi o livro adotado pela escola conveniada  com projeto PIBID - Diversidade, em seguida foi realizada uma oficina intitulada “Analise do livro didático”, no qual foi debatido autores da geografia que pesquisam sobre o livro didático, entres alguns podemos destacar Pontuschka (2009), Vesentini (2011), Oliveira (2010) e Kimura (2010). Em seguida, foi iniciado a analise do livro, como base nas indicações de Pontuschka (2009), onde a autora propõe um roteiro e critérios a serem seguidos como auxilio na avaliação do livro didático, que são: Capa, Autor ou Autores, Público, Apresentação do Livro, índice e estrutura do livro, diagramação, imagens, representações gráficas e cartográficas, proposta teórica metodológica, linguagens, atividade e bibliografia. Ao termino da analise verificamos de maneira geral,  que o livro é bastante dinâmico e possibilita bons trabalhos em sala de aula, mas sempre ressaltando que o livro deve ser utilizado como recurso e não apenas como o único recurso, as indicações contidas no livro servem pra aprimorar os conceitos, auxiliando no processo de aprendizagem dos alunos no qual está destinado, alguns pontos negativos também foram observados a exemplo da relação do titulo e imagem da capa com os conteúdos abordados ao longo do livro, em nenhum capitulo, unidade ou subtópico do sumário identificamos a abordagem dos conceitos geográficos, a linguagem utilizada na apresentação é bastante complexa para o público, ao qual se destina levando em consideração, que a faixa etária  que se destina o livro. Verificamos  com essa analise que o livro didático é riquíssimo, desde que seja utilizado como um recurso, e que seja analisado de forma critica pra que se possa contornar os pontos negativos de forma a contribuir positivamente no processo de ensino – aprendizagem para as escolas do campo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_20_10_2014_15_43_28_idinscrito_1097_3d9b16505815907ce91b61d7f22fb750.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFFERSON DANIEL CORDEIRO LEITE"
    "autor_nome_curto" => "JEFFERSON DANIEL"
    "autor_email" => "jefferson.daniel739@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-22 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9920
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 124
    "inscrito_id" => 1097
    "titulo" => "ANALISE DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DO PIBID - DIVERSIDADE – EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "resumo" => "A importância do uso do livro didático é incontestável, a problemática surge quando o livro passar a ser o único recurso utilizado para a construção da aprendizagem, o que tira a possibilidade dos alunos de conhecerem outras formas de pensar o mundo. Os livros didáticos são vistos de formas diferentes, alguns o vêem como grande  auxilio na sala de aula, outros como uma forma de acomodação e até mesmo um problema, pois vêem os seus conteúdos muito distanciados, da realidade vivida pelos alunos. Com essa disparidades de visões sobre o livro didático, surge a necessidade de analisar os livros didáticos de geografia  adotados nas escolas do campo. Sendo, assim, essa análise está inserida nas  ações desenvolvidas pelo o PIBID/Diversidades Educação do Campo subprojeto ciências Humanas e Sociais, o mesma  teve por objetivo realizar uma análise do livro didático de geografia  da 6º ano, intitulado “Geografia em foco”, destacando os conteúdos e conceito e sua estrutura didática.  A metodologia utilizada de inicio foi á escolha do livro didático  a ser analisado, no qual foi o livro adotado pela escola conveniada  com projeto PIBID - Diversidade, em seguida foi realizada uma oficina intitulada “Analise do livro didático”, no qual foi debatido autores da geografia que pesquisam sobre o livro didático, entres alguns podemos destacar Pontuschka (2009), Vesentini (2011), Oliveira (2010) e Kimura (2010). Em seguida, foi iniciado a analise do livro, como base nas indicações de Pontuschka (2009), onde a autora propõe um roteiro e critérios a serem seguidos como auxilio na avaliação do livro didático, que são: Capa, Autor ou Autores, Público, Apresentação do Livro, índice e estrutura do livro, diagramação, imagens, representações gráficas e cartográficas, proposta teórica metodológica, linguagens, atividade e bibliografia. Ao termino da analise verificamos de maneira geral,  que o livro é bastante dinâmico e possibilita bons trabalhos em sala de aula, mas sempre ressaltando que o livro deve ser utilizado como recurso e não apenas como o único recurso, as indicações contidas no livro servem pra aprimorar os conceitos, auxiliando no processo de aprendizagem dos alunos no qual está destinado, alguns pontos negativos também foram observados a exemplo da relação do titulo e imagem da capa com os conteúdos abordados ao longo do livro, em nenhum capitulo, unidade ou subtópico do sumário identificamos a abordagem dos conceitos geográficos, a linguagem utilizada na apresentação é bastante complexa para o público, ao qual se destina levando em consideração, que a faixa etária  que se destina o livro. Verificamos  com essa analise que o livro didático é riquíssimo, desde que seja utilizado como um recurso, e que seja analisado de forma critica pra que se possa contornar os pontos negativos de forma a contribuir positivamente no processo de ensino – aprendizagem para as escolas do campo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_20_10_2014_15_43_28_idinscrito_1097_3d9b16505815907ce91b61d7f22fb750.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFFERSON DANIEL CORDEIRO LEITE"
    "autor_nome_curto" => "JEFFERSON DANIEL"
    "autor_email" => "jefferson.daniel739@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-22 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

A importância do uso do livro didático é incontestável, a problemática surge quando o livro passar a ser o único recurso utilizado para a construção da aprendizagem, o que tira a possibilidade dos alunos de conhecerem outras formas de pensar o mundo. Os livros didáticos são vistos de formas diferentes, alguns o vêem como grande auxilio na sala de aula, outros como uma forma de acomodação e até mesmo um problema, pois vêem os seus conteúdos muito distanciados, da realidade vivida pelos alunos. Com essa disparidades de visões sobre o livro didático, surge a necessidade de analisar os livros didáticos de geografia adotados nas escolas do campo. Sendo, assim, essa análise está inserida nas ações desenvolvidas pelo o PIBID/Diversidades Educação do Campo subprojeto ciências Humanas e Sociais, o mesma teve por objetivo realizar uma análise do livro didático de geografia da 6º ano, intitulado “Geografia em foco”, destacando os conteúdos e conceito e sua estrutura didática. A metodologia utilizada de inicio foi á escolha do livro didático a ser analisado, no qual foi o livro adotado pela escola conveniada com projeto PIBID - Diversidade, em seguida foi realizada uma oficina intitulada “Analise do livro didático”, no qual foi debatido autores da geografia que pesquisam sobre o livro didático, entres alguns podemos destacar Pontuschka (2009), Vesentini (2011), Oliveira (2010) e Kimura (2010). Em seguida, foi iniciado a analise do livro, como base nas indicações de Pontuschka (2009), onde a autora propõe um roteiro e critérios a serem seguidos como auxilio na avaliação do livro didático, que são: Capa, Autor ou Autores, Público, Apresentação do Livro, índice e estrutura do livro, diagramação, imagens, representações gráficas e cartográficas, proposta teórica metodológica, linguagens, atividade e bibliografia. Ao termino da analise verificamos de maneira geral, que o livro é bastante dinâmico e possibilita bons trabalhos em sala de aula, mas sempre ressaltando que o livro deve ser utilizado como recurso e não apenas como o único recurso, as indicações contidas no livro servem pra aprimorar os conceitos, auxiliando no processo de aprendizagem dos alunos no qual está destinado, alguns pontos negativos também foram observados a exemplo da relação do titulo e imagem da capa com os conteúdos abordados ao longo do livro, em nenhum capitulo, unidade ou subtópico do sumário identificamos a abordagem dos conceitos geográficos, a linguagem utilizada na apresentação é bastante complexa para o público, ao qual se destina levando em consideração, que a faixa etária que se destina o livro. Verificamos com essa analise que o livro didático é riquíssimo, desde que seja utilizado como um recurso, e que seja analisado de forma critica pra que se possa contornar os pontos negativos de forma a contribuir positivamente no processo de ensino – aprendizagem para as escolas do campo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.