CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEPB
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9975 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 365 "inscrito_id" => 529 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEPB" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência/PIBID tem como um de seus objetivos, incentivar a escolha pela carreira docente valorizando o magistério proporcionando ao aluno vivências nas escolas da rede pública de ensino interligando a teoria ministrada no nível superior com a prática no ensino básico. Segundo Nóvoa (1992), estar em formação indica um investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos e os projetos próprios, com vistas à construção de uma identidade que é também uma identidade profissional. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar e analisar as intervenções realizadas em duas escolas públicas do ensino básico, destacando o auxílio do PIBID na formação profissional de uma bolsista de Iniciação à Docência através das atividades realizadas durante o período de três anos. Em meio às inúmeras dificuldades encontradas no ensino público, como por exemplo, as condições precárias da estrutura física das escolas, o trabalho realizado em grupos objetivou conciliar a teoria e a prática durante as aulas de Educação Física para que os alunos pudessem desenvolver tanto suas capacidades físicas como também as cognitivas, afetivas e sociais. Fugindo de uma Educação Física esportivista, tivemos como norteador o Coletivo de Autores sugerido pelos PCN’s e pelo sub-projeto do PIBID de Educação Física, que auxilia o professor apresentando os conteúdos: esporte, jogos, lutas, ginástica e dança, com o objetivo que o aluno dê sentido próprio ao seu campo gestual e se perceba no mundo como agente. Alguns fatores possuem uma forte relevância no cenário educacional, pois acaba sendo mais um obstáculo para o professor que está entrando no mercado de trabalho. Em meio a tantos problemas para uma formação profissional bem desenvolvida, o PIBID vem como uma solução, pois proporciona ao aluno a vivência da habilidade de problematização e compreensão do contexto educativo no cotidiano escolar quando este ainda encontra-se em formação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores" "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_28_10_2014_00_29_43_idinscrito_529_e7d95050f82a4f1cf380ef170776478b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA MARIA SOUSA TRAJANO" "autor_nome_curto" => "KARLA" "autor_email" => "karlastrajano@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9975 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 365 "inscrito_id" => 529 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEPB" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência/PIBID tem como um de seus objetivos, incentivar a escolha pela carreira docente valorizando o magistério proporcionando ao aluno vivências nas escolas da rede pública de ensino interligando a teoria ministrada no nível superior com a prática no ensino básico. Segundo Nóvoa (1992), estar em formação indica um investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos e os projetos próprios, com vistas à construção de uma identidade que é também uma identidade profissional. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar e analisar as intervenções realizadas em duas escolas públicas do ensino básico, destacando o auxílio do PIBID na formação profissional de uma bolsista de Iniciação à Docência através das atividades realizadas durante o período de três anos. Em meio às inúmeras dificuldades encontradas no ensino público, como por exemplo, as condições precárias da estrutura física das escolas, o trabalho realizado em grupos objetivou conciliar a teoria e a prática durante as aulas de Educação Física para que os alunos pudessem desenvolver tanto suas capacidades físicas como também as cognitivas, afetivas e sociais. Fugindo de uma Educação Física esportivista, tivemos como norteador o Coletivo de Autores sugerido pelos PCN’s e pelo sub-projeto do PIBID de Educação Física, que auxilia o professor apresentando os conteúdos: esporte, jogos, lutas, ginástica e dança, com o objetivo que o aluno dê sentido próprio ao seu campo gestual e se perceba no mundo como agente. Alguns fatores possuem uma forte relevância no cenário educacional, pois acaba sendo mais um obstáculo para o professor que está entrando no mercado de trabalho. Em meio a tantos problemas para uma formação profissional bem desenvolvida, o PIBID vem como uma solução, pois proporciona ao aluno a vivência da habilidade de problematização e compreensão do contexto educativo no cotidiano escolar quando este ainda encontra-se em formação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores" "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_28_10_2014_00_29_43_idinscrito_529_e7d95050f82a4f1cf380ef170776478b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA MARIA SOUSA TRAJANO" "autor_nome_curto" => "KARLA" "autor_email" => "karlastrajano@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }